Foto por: Melissa Wiese
São inúmeras as opções de leite em amostra nas gondolas dos supermercados. Podendo ser o leite  integral, desnatado ou semidesnatado, do tipo A, B e C.  Exceto o leite produzido pelo sistema UHT, que faz com que alguns nutrientes do leite sejam minimizados, os demais tipos de leite pasteurizados são semelhantes quanto a concentração de nutrientes (vitaminas A, B2 e B12, cálcio e fosforo), podendo se diferenciar apenas na quantidade de gordura e de carboidratos presentes em sua composição. Em geral, apresentam em sua composição quase 90% de água e o restante em gordura. Aí vem a dúvida: E agora, qual tipo leite devo tomar? Qual tipo de leite é mais benéfico? Qual tipo de leite devo tomar se meu desejo é emagrecer?



Se colocar na ponta do lápis, a única diferença que iremos encontrar entre os leites integrais e desnatados é a retirada da gordura, de resto, eles contêm as mesmas composições nutricionais.

Leite Integral
Com certeza este é o tipo de leite que contém o maior índice de gordura. A porcentagem de gordura presente neste tipo é de no mínimo 3% de sua composição, sendo mais indicado para as crianças acima de dois anos de idade. Se for pasteurizado, o leite integral pode ser do tipo a, tipo b e tipo c, diferenciando apenas no processo em que cada um se sujeita antes de ser envasado. Alguns estudos indicam que o leite integral seria o tipo de leite mais indicado para quem deseja emagrecer, isto por possuir concentrações mais significativas de ácidos graxos insaturados e alguns saturados, conhecidos como “gorduras boas”, aquelas que não fazem mal à saúde. Uma dessas gorduras seria o ácido linoléico conjugado, que é importante por conter propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e auxiliar na redução da gordura abdominal.  Porém, ele é contraindicado para quem sofre com diabetes, uma vez que possui uma maior concentração de lactose. Além disso, o leite integral também possui ácidos graxos saturados que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou de um acidente vascular cerebral, devendo ser consumido moderadamente.

Leite Desnatado
Este deve ser o tipo de leite que a maioria das pessoas julgariam como o tipo de leite mais saudável e ideal para emagrecer, não é? Dependendo do caso a resposta pode ser sim, como não também. Para pessoas que sofram de doenças do sistema cardiovascular ou  que esteja em dieta alimentar para perder peso, a resposta é sim, deve dar preferência ao leite desnatado. Ele não contém as vitaminas A e D presentes no leite integral mas, em compensação, possui índices de gordura muito baixos. O leite desnatado possui as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e demais nutrientes do leite integral, de modo que pode substituí-lo sem que a saúde seja prejudicada. Agora, se você possui uma saúde em excelente estado, o leite desnatado lhe daria uma certa desvantagem por possuir baixas concentrações de ácidos graxos ômegas que contribuem para a diminuição da taxa de colesterol e são antioxidantes. E, no momento em que se retiram esses tipos de gorduras boas, como é o caso do desnatado, o teor de vitamina D presente no leite acaba.

Referências

– Atilatte: Leite tipo A
– Minhavida: Compare os tipos de Leite
– Bem Estar: Os diferentes tipos de Leite
–  SILVA, Maria Sebastiana. . “Composição Química e Valor Protéico do Resíduo de Soja em Relação ao Grão de Soja
– BEHMER, M. L.A. Tecnologia do leite: produção, industrialização e análise. São Paulo. Livraria Nobel. 1984. 320p.
– BOBBIO, P. A.; BOBBIO, F.O. Química do processamento de alimentos. São Paulo. Livraria Varela. 1992. 151p.
– FOSCHIERA, J. L. Indústria de Laticínios: Industrialização do leite, Análises e Produção de Derivados. Porto Alegre. Suliani Editografia Ltda. 2004.
– Inmetro: Leites em pó

– Dicasdemulher: Leite integral, semi desnatado ou desnatado?

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Saiba quais são os 7 piores alimentos para o seu organismo!

Para pessoas que buscam uma alimentação saudável, é importantíssimo deixar de lado a inges…