O leite de chufa, também conhecido por horchata, é uma bebida que oferece diversos benefícios para a saúde. Para quem possui alguma intolerância ao leite de vaca, por exemplo, a alternativa pode ser uma ótima alternativa por não possuir lactose, além de ser livre de colesterol.

PUBLICIDADE

Prazer: chufa!

A chufa é conhecida como um superalimento devido ao seu alto potencial nutritivo. Ela é rica em vitamina C e E, além de possuir propriedades antioxidantes que promovem o rejuvenescimento da pele. Pode ser encontrada em duas versões: sem casca, podendo ser consumida sozinha, com frutas ou como sobremesa. A outra versão é na forma de farinha, sendo bastante utilizada no preparo de salgados, tortas e bolos integrais. 

Benefícios do leite de chufa

Sendo mais conhecido na Espanha, o leite pode trazer inúmeros benefícios ao organismo. Quando ingerido regularmente, devido as suas propriedades nutricionais (minerais, pectina, ômega 9, fibras e vitaminas), a bebida age como um probiótico natural, promovendo uma melhora no sistema digestivo (atuando como um leve diurético), ainda retarda o envelhecimento celular e da pele, atua como um tônico natural para o fígado, alivia dores no estômago  e em mulheres pode auxiliar até na regularização da menstruação. Além disso, por ser isento de sódio, ele pode ser consumido por pessoas hipertensas.

Como preparar o leite?

O preparo do leite é super simples! Você irá precisar basicamente de dois ingredientes: água e chufa hidratada (ou farinha de chufa).
No entanto, você deve bater 1 litro de água gelada com 250 g de chufas hidratadas ou 250 g de farinha de chufa. Depois, é só coar. Se quiser adoçar, opte pelo mel. O ideal é servir bem gelado.

Foto por: Roxanne Ready

Referências

– Conheça o leite de chufa e seus benefícios: Vivomaissaude.
– Nutrition and Health Benefits of Tiger Nuts (Yellow nutgrass, Chufa, Cyperus esculentus): Informafrica.
Mdemulher: Leite de chufa

Carregar Mais
Carregar Mais Química de Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Processamento de Alimentos: Principais tipos de pigmentos (corantes) naturais presentes em alimentos.

A cor dos alimentos provavelmente seja um dos fatores que mais influenciam o consumidor ao…