O Jucá (Libidibia ferrea , anteriormente Caesalpinia ferrea), popularmente conhecido como Pau ferro, é uma antiga árvore muito conhecida na região Norte do Brasil. Devido aos seus benefícios para a pele e suas propriedades antioxidantes, além de possuir vitaminas e nutrientes despertou amplo interesse em pesquisar mais a fundo os benefícios do Jucá, além de quantificar as substâncias encontradas na planta. Alguns estudos já apontaram que é possível encontrar substâncias como cumarinas e flavonoides que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e anticoagulante.


Produção de Derivados Lácteos

Uso interno do chá de Jucá: é indicado?

Principalmente na internet, podemos ver muitas indicações do consumo do chá de jucá. Mas cuidado! Por estar em estudo, não é recomendado o uso interno do jucá, ou seja, como é feito com outras ervas medicinais. Segundo um estudo realizado por Departamento de Farmácia – da Universidade Federal do Ceará, onde foi relacionado o POTENCIAL EFEITO ANTIOXIDANTE E NUTRICIONAL DO JUCÁ , podemos encontrar uma série de substâncias encontradas no pau-ferro, inclusive a presença de oxalato de cálcio em altos teores em suas folhas e em suas vagens. Como é sabido, grandes quantidades de oxalato de cálcio (correspondentes a 1g) podem causar intoxicação. A ação tóxica do ácido oxálico manifesta-se severamente nos rins. Portanto, antes de recomendar o uso interno, é necessário que mais pesquisas sejam realizadas para que se possa ter clareza quanto ao uso correto e seguro dessa planta, tais como avaliação da toxicidade in vivo e dosagem.

Indicações para uso do Jucá

Já que ainda não podemos nos beneficiar com o uso do chá de jucá, podemos ser beneficiados com as propriedades da planta quando fazemos o uso tópico da planta, principalmente no preparo de sabonetes contendo o Jucá em suas composição. Um artigo publicado no Archives of Dermatological Research destaca outros efeitos do jucá: antienvelhecimento e antipigmentação, auxiliando no tratamento contra manchas e rugas.

Benefícios do sabonete de jucá

Principalmente na região amazônica, o extrato da casca já é utilizado na confecção de sabonetes femininos por sua ação antisséptica. Mas, o Jucá não deve ser aplicado in natura na pele. Além disso, faltam mais estudos. Existem relatos, por exemplo, de que pessoas tenham irritação cutânea à exposição direta com a planta, devendo ser administrado somente após a manipulação do seu extrato em sabonetes.
Foto por: Tatters 

Referências

Caesalpinia ferrea: POTENCIAL ANTIOXIDANTE E NUTRICIONAL DO JUCÁ
http://link.springer.com/article/10.1007/s00403-016-1685-0
Fapesp: Ação antioxidante do jucá contra manchas e rugas

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

Cáscara Sagrada: muito utilizada como laxante natural para o tratamento da constipação intestinal.

Popularmente conhecida por intestino preso e prisão de ventre, a constipação intestinal é …