Provavelmente, você esteja jogando no lixo a casca do abacaxi após corta-lo, não é? Pois não devia! Assim como na maioria das frutas, a casca do fruto concentra muito mais vitaminas do que a polpa e, ainda possui, mais fibras responsáveis pelo controle do nível de açúcar e colesterol no sangue. Ela ainda é rica em minerais e possui capacidade de combater processos inflamatórios, além de outros benefícios!

Quais são os benefícios da caca do abacaxi?

O consumo de bebidas a base da fruta, favorece o processo digestivo graças a enzima bromelina, presente na casca e na polpa do fruto. Pode atuar na eliminação de inchaços (possui ação diurética), redução de medidas (quando aliada a uma boa alimentação e exercícios físicos) e na reparação dos tecidos.

Porém, mesmo que sejam inúmeros os benefícios, é importante ficar atento quanto ao seu consumo exagerado. Se ingerida em alta concentração, a bromelina pode causar náuseas, aumentar o fluxo menstrual e desenvolver infecção urinária, além de levar a palpitações em hipertensos.

Como fazer o suco detox da casca de abacaxi?

Inicie o preparo do suco detox higienizando sua casca. Para limpar, o ideal é usar é hipoclorito hortifruti (podendo ser encontrado em supermercados). Basta colocar a fruta ou pedaços da casca de molho em água clorada com cerca de 10 gotas para 1 litro de água, deixando mergulhado por um período de 15 a 30 minutos e enxaguando em seguida. Em seguida, bata no liquidificador as cascas com meio litro de água. Feito isso, coe e bata novamente com a água restante, acrescente açúcar ou adoçante a gosto. Se preferir, você pode adicionar folhas de hortelã para dar um sabor mais refrescante à bebida.

Como fazer o chá da casca do abacaxi?

Inicie o preparo do chá fervendo as cascas da fruta por aproximadamente dez minutos. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe por mais cinco minutos descansando. Depois disso, basta bater no liquidificador, coar e adoçar a seu gosto.

Para que serve o chá da casca de abacaxi?

Por ser feito em forma de uma infusão, e não de um suco como mostrado a cima, o chá consegue preservar todas as propriedades nutricionais da fruta. Ao tomar o chá da casca de abacaxi, seu organismo irá melhorar a digestão dos alimentos, combater a prisão de ventre, além de prevenir doenças como reumatismo e artrite.

Referências

VIX: Suco da casca de abacaxi emagrece.
Sonoticiaboa: Chá de abacaxi, pra deixar a barriga chapada.
– Revista saúde: Casca do fruto abacaxi para eliminação de medidas.
Unimed: Chá de casca de abacaxi.

Carregar mais
Load More In Chás & Sucos

Veja também

Qual a origem do chá e da palavra chá?

Já ficou se perguntando: qual seria a origem do chá? Em primeiro lugar, Chá, é uma be…