Pertencendo a família das mirtáceas, a jabuticaba é uma fruta tradicional brasileira. Além de chamar a atenção pela forma que cobre os galhos, troncos e até raízes da jabuticabeira, outro ponto muito atrativo são suas propriedades e benefícios.

A jabuticaba pode ser utilizada para fins culinários e medicinais. Na medicina natural, o chá obtido através da casca da jabuticaba tem ótimos resultados quando aplicado no tratamento de diarreias e disenterias, e inflamações  das amídalas, fazendo-se gargarejos com o chá. A casca da jabuticaba é rica em pectina, peonidina, ácido elágico e antocianina. A antocianina é um antioxidante que possui capacidade de atuar na prevenção e no tratamento de algumas enfermidades, como o câncer de próstata e a leucemia, pois favorece a eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, além de ajudar na redução do colesterol ruim e na diminuição de doenças cardiovasculares. Os fitatos encontrados na casca jabuticaba podem prevenir a formação de cálculos renais e proteger contra o diabetes. Outras propriedades fitoterápicas presentes na casca da jabuticaba são sua ação antiasmática, hemoptise, anti-inflamatória. Porém, se você não for adepto aos chás, a casca da jabuticaba também pode ser consumida junto a sua polpa, ao preparar o suco da fruta.

Já na polpa da jabuticaba, estão presentes nutrientes como a Vitamina E e C, Tiamina, Niacina, Fitatos, Riboflavina, ácido fólico, Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Cobre, Manganês e Zinco. A vitamina C possui papel importante na jabuticaba, ela é essencial para a produção e manutenção de colágeno, na formação de dopamina e serotonina, no processo de cicatrização, além de ser um poderoso antioxidante. A niacina, traz ótimos benefícios para a pele, prevenindo o envelhecimento precoce e ocorrências de sinais de envelhecimento, como manchas escuras e rugas. Nos cabelos, os nutrientes da jabuticaba promovem o crescimento e fortalecimento dos fios. Já o alto teor de fibras auxilia na digestão e no emagrecimento, controlando o apetite e estimulando os movimentos intestinais. Para mulheres gestantes, a jabuticaba atua no crescimento e desenvolvimento saudável do bebe, em função da presença de ferro e ácido fólico em sua polpa.

jabuticabas

Porém, mesmo com tantos benefícios e com a capacidade de auxiliar no tratamento do diabetes, com sua casca, a jabuticaba de ser consumida com muito cuidado pelos diabéticos, pois sua polpa contém um nível elevado de açucares.

Referências

– BALBACH, A. As Frutas na Medicina Natural – Jabuticaba.
– Eduardo Suguino, Adriana Novais Martins, Patrícia Helena N. Turco, Terezinha Monteiro Dos Santos Cividanes, Ana Maria de Faria. Pesquisa e Tecnologia. A Cultura da Jabuticabeira.
–  Lorenzi, Harri et. al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006.
– ALVES, Ana Paula de Carvalho. Casca de Jabuticaba. Link: http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/1542/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Casca%20de%20jabuticaba%20(Plinia%20jaboticaba%20(Vell.)%20Berg)%20processo%20de%20secagem%20e%20uso%20como%20aditivo%20em%20iogurte.pdf

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

1 Comentário

  1. Débora

    19 de setembro de 2016 at 12:43 am

    Adorei saber mais sobre os benefícios e propriedades da jabuticaba

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Alimentação colorida? Saiba quais benefícios cada cor de alimento traz para seu organismo.

Não é de hoje que sabemos a importância para nossa saúde manter uma alimentação equilibrad…