Quem não lembra do famoso suco do chaves: “O suco de limão que parece tamarindo e que tem gosto de groselha é uma delícia gelada”. O fruto tamarindo, também conhecido por tamarindeirotamarineira, tamarineiro, tamarina ou jubaí, tem como origem as savanas africanas, sendo  bastante consumido nas regiões Norte e Nordeste.

Onde a fruta é usada?

No Brasil, a polpa do fruto do tamarindeiro é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, e ainda como coadjuvante no preparo de pratos salgados como o arroz, carne vermelha, peixes e tortas.

Devido aos benefícios do tamarindo, seus ativos são utilizados em fitoterápicos, promovendo o controle do colesterol, aumento do sistema imunológico, melhorando a circulação sanguínea e podendo auxiliar no combate de inflamações.

Para que serve o tamarindo?

O uso do fruto na medicina tradicional, se aplica ainda na cicatrização de feridas, no alívio de dores abdominais, contra a diarreia e disenteria, vermes e ainda como tônico e afrodisíaco.  

Além disso, o fruto do tamarindeiro têm benefícios que atuam como um  laxante devido ao alto teor de potássio, ácido málico e ácido tartárico. Isto porque, quando se preparada uma decocção adoçada das folhas do tamarindeiro, ela pode ser indicada para auxiliar no combate de infecção de garganta, tosse, febre e vermes intestinais.

A polpa da fruta do tamarindo pode, ainda, ser utilizada como um massageador para aliviar dores reumáticas. Além disso, após a ingestão do fruto, é possível se obter efeito espasmolítico, causando relaxamento da musculatura, também auxiliando no tratamento da diarreia.

Extrato do tamarindeiro

Para se ter uma ideia, um estudo dirigido diretamente as propriedades do tamarindo, mostrou que o extrato do tamarindeiro possui propriedades antibacterianas contra Burkholderia pseudomalleiKlebsiella pneumoniaeSalmonella paratyphiBacillus subtilisSalmonella typhiEscherichia coli e Staphylococcus aureus. O efeito antibacteriano desta planta se explica devido a presença do ativo lupeol, um triterpeno pentacíclico.

A fruta tamarindo é rica em polifenóis.

Já suas propriedades antioxidantes, podem ser  explicadas devido a presença de compostos fenólicos em suas sementes e folhas. O fruto ainda é rico em polifenóis e flavonoides, beneficiando a saúde cardiovascular e ainda atuando na redução de peso. Ainda é possível encontrar no tamarindo sais minerais como o fósforo e ferro, pectina, glicose e levulose, além de vitaminas A, B1, B2, e C.

Referências

GreenmeTUDO SOBRE O TAMARINDO: BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E USOS. 
– Plantamed: Tamarindus.
Ecycle: Tamarindo.
Ppmac: Tamarindo, tamarindeiro.

Carregar mais
Load More In Frutas

Veja também

Comer quiabo traz benefícios? Saiba para que servem seus nutrientes.

O quiabeiro (Abelmoschus esculentus) é uma planta que pertence a família da Malvaceae. Ele…