Foto por: Dinesh Valke
Conhecido também por tamarindeirotamarineiratamarineirotamarina e jubaí, o tamarindo tem como origem as savanas africanas, sendo  bastante consumido nas regiões Norte e Nordeste. No Brasil, a polpa do fruto do tamarindeiro é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, e ainda como coadjuvante no preparo de pratos salgados como o arroz, carne vermelha, peixes e tortas. Devido as propriedades presentes no tamarindo, seus ativos são utilizados em fitoterápicos, promovendo o controle do colesterol, aumento do sistema imunológico, melhorando a circulação sanguínea e podendo auxiliar no combate de inflamações.





O uso do tamarindo ma medicina tradicional, se aplica ainda na cicatrização de feridas, no alívio de dores abdominais, contra a diarreia e disenteria, vermes e ainda como tônico e afrodisíaco.  O tamarindo atua como um  laxante devido ao alto teor de potássio, ácido málico e ácido tartárico. Se preparada uma decocção adoçada das folhas do tamarindo, ela pode ser indicada para auxiliar no combate de infecção de garganta, tosse, febre e vermes intestinais. A polpa do tamarindo pode, ainda, ser utilizada como um massageador para aliviar dores reumáticas. Além disso, após a ingestão do tamarindo, é possível se obter efeito espasmolítico, causando relaxamento da musculatura, também auxiliando no tratamento da diarreia. Para se ter uma ideia, um estudo dirigido diretamente as propriedades do tamarindo, mostrou que o extrato do tamarindeiro possui propriedades antibacterianas contra Burkholderia pseudomalleiKlebsiella pneumoniaeSalmonella paratyphiBacillus subtilisSalmonella typhiEscherichia coli e Staphylococcus aureus. O efeito antibacteriano desta planta se explica devido a presença do ativo lupeol, um triterpeno pentacíclico. Já suas propriedades antioxidantes, podem ser  explicadas devido a presença de compostos fenólicos em suas sementes e folhas. O fruto ainda é rico em polifenóis e flavonoides, beneficiando a saúde cardiovascular e ainda atuando na redução de peso. Ainda é possível encontrar no tamarindo sais mineiais como o fósforo e ferro, pectina, glicose e levulose, além de vitaminas A, B1, B2, e C.





Referências

Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Propriedades das Frutas Cítricas: Listamos os benefícios das principais frutas cítricas encontradas no mercado. Muito além da Vitamina C!

Se você pensava que as frutas cítricas eram importantes somente devido a presença da vitam…