Foto por: Anders Sandberg
Com o sabor semelhante ao amendoim e da castanha-de-caju, o baru tem tudo o que é preciso para se considerar como um superalimento. Típica da região Centro-Oeste, a castanha de baru é nutritiva, rica em fibras, minerais e proteínas, além de ser repleta de benefícios, principalmente para o coração. Tal benefício foi comprovado em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, através da ingestão de uma porção diária de 20 g de baru, evidenciando a diminuição dos níveis do colesterol.





Por se tratar de um alimento encontrado sempre torrado, a castanha de baru é amplamente empregada em receitas de bolos, pé de moleque, paçocas, entre outros. Olhando o tamanho, não se imagina a quantidade de proteínas encontradas neste super alimento. Para se ter uma ideia, em 100 g da castanha de baru são encontradas em média 26 g de proteínas, além de esbanjar outros nutrientes com propriedades antioxidantes, a exemplo de vitamina E e zinco. Devido ao alto teor de zinco, a castanha de baru é considerada até como um afrodisíaco natural, já que o mineral auxilia na fertilidade. E não para por aí! A castanha de baru ainda possui o ômega-9, que auxilia na prevenção de doenças do coração e a hipertensão.





Por possuir os chamados fatores antinutricionais quando está crua, a castanha de baru é recomendada que seja consumida torrada, inibindo assim estes fatores que podem interferir na absorção do cálcio e zinco. Mas lembre-se: os benefícios da castanha de baru apenas serão obtidos se o alimento fizer parte de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e com baixo consumo de itens cheios de açúcar, gorduras saturadas e sódio.

Referências

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.

Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Veja Também

Óleo de cozinha faz mal ou bem para a saúde? Qual o melhor tipo de óleo? Se usado de maneira correta, o óleo de cozinha pode trazer diversos benefícios para saúde!

Quando usados de forma correta, o óleos vegetais podem gerar diversos benefícios e serem r…