Com o sabor semelhante ao amendoim e da castanha-de-caju, o baru tem tudo o que é preciso para se considerar como um superalimento. Típica da região Centro-Oeste, a castanha de baru é nutritiva, rica em fibras, minerais e proteínas, além disso os benefícios da castanha de baru podem ser refletidos no coração. Tal benefício foi comprovado em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, através da ingestão de uma porção diária de 20 g de baru, evidenciando a diminuição dos níveis do colesterol.

ANÚNCIOS
Produção de Derivados Lácteos

Composição nutricional da castanha de Baru

composição nutricional castanha de baru

Por se tratar de um alimento encontrado sempre torrado, a castanha de baru é amplamente empregada em receitas de bolos, pé de moleque, paçocas, entre outros. Olhando o tamanho, não se imagina a quantidade de proteínas encontradas neste super alimento. Para se ter uma ideia, em 100 g da castanha de baru são encontradas em média 26 g de proteínas, além de esbanjar outros nutrientes com propriedades antioxidantes, a exemplo de vitamina E e zinco.

Benefícios da castanha de Baru

Devido ao alto teor de zinco, a castanha de baru é considerada até como um afrodisíaco natural, já que o mineral auxilia na fertilidade. E não para por aí! A castanha de baru ainda possui o ômega-9, que auxilia na prevenção de doenças do coração e a hipertensão. Por possuir os chamados fatores antinutricionais quando está crua, a castanha de baru é recomendada que seja consumida torrada, inibindo assim estes fatores que podem interferir na absorção do cálcio e zinco. Mas lembre-se: os benefícios da castanha de baru apenas serão obtidos se o alimento fizer parte de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e com baixo consumo de itens cheios de açúcar, gorduras saturadas e sódio.
Foto por: Anders Sandberg

Referências

– Saude/Abril: Castanha de baru: sua aliada na redução do colesterol.
– Cerratinha: Baru.
– AtividadeRural: Castanha De Baru: Superalimento Made In Brazil.

Carregar Mais!

Veja Mais!

Nutracêuticos: quem são e quais os benefícios do consumo regular de cada um?

A princípio, quando falamos em nutracêuticos, muitos acabam conciliando sua imagem aos pol…