Você já ouviu falar em goji berry? Febre entre os famosos, a fruta é rica em proteínas, vitamina C e ácidos graxos que ajudam a equilibrar os níveis hormonais e aceleram o metabolismo. Além disso, o goji berry melhora os órgãos excretores de toxinas, a função do fígado e dos rins e com isso ajuda a combater a retenção hídrica do organismo. Consumida pelos orientais há milhares de anos, goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros.  No Brasil, a goji berry só é encontrada desidratada, vendida em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação como capsulas, confira clicando aqui as opções!

Benefícios do Goji Berry

Estudos americanos e europeus comprovam os benefícios energéticos e antioxidantes do goji berry. A alta concentração de vitamina C é um dos beneficios do goji berry, e isso foi comprovado no trabalho publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C e possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6. Devido às suas propriedades antioxidantes, goji berry é utilizada como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento.

Já o ácido linoleico, presente no goji berry,  ajuda a reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue e em conjunto com a substancia Cyperone, formam um dupla imbatível contra doenças do coração. Os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas como a beta-sisterol, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse por possuir Triptofan, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação. É rica em arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento (interessante para quem quer ganhar massa magra).

Não há contraindicações para o uso do Goji berry, já que se trata de um produto natural, mas não é indicada para quem faz o uso  de anticoagulantes, pois acredita-se que alguma substância do goji berry interaja com o P450, local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Por isso, o consumo do goji berry não é indicado para quem faz uso de medicações diárias importantes como para o controle glicêmico e de pressão e por precaução também se sugere que gestantes, lactantes, crianças e idosos não consumam o produto sem a orientação de um profissional.

Apesar de todos os benefícios do goji berry, é importante ressaltar que mesmo o goji berry  sendo um alimento nutritivo, tudo em excesso faz mal para a saúde. Além disso, nenhum alimento sozinho consegue beneficiar a saúde como um todo, então se lembre de que acompanhamento médico e planejamento alimentar são fundamentais para saúde e bem-estar.

Referências

– http://www.healthline.com/health-slideshow/goji-berry-facts

– www.nutri4life.com.br/

– http://www.huffingtonpost.ca/2014/03/28/goji-berry-benefits-_n_5044948.html

– http://www.webmd.com/balance/goji-berries-health-benefits-and-side-effects

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
  • 11 benefícios do consumo de Goji Berry

    Quimica AlimentarCláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre …
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …