As frutas são consideradas como os alimentos mais deliciosos, atraentes pelo aroma, sucos apetitosos e refrescantes, além de possuírem carboidratos, vitaminas, sais minerais e ácidos importantíssimos a nossa alimentação. Infelizmente a população de modo geral ignora os benefícios e as vantagens que as frutas possuem.

As frutas possuem açucares como a frutose, glicose e a sacarose. Os açucares de frutas são os melhores tipos de carboidratos, por essa razão são sempre empregadas em regimes, desintoxicações alimentares e para emagrecer. As frutas estimulam funções digestivas, o apetite, são diuréticas.

tabela aliments
As frutas possuem uma enorme propriedade de agentes medicinais, algumas emolientes, outras ajudam na função gástrica, podem ativar a função intestinal e, claro, desintoxicam o organismo. Conforme a reação química, os alimentos podem ser, no metabolismo, alcalinizantes ou acidificantes.
A superstição popular criou uma “prevenção” contra as frutas ácidas, que azedariam o estomago, cortariam o sangue etc. Muito pelo contrario, a acidez das frutas regularizam o equilíbrio do organismo. O acido cítrico se encontra na maioria das frutas cítricas, possui funções antissépticas, diuréticas, favorece a cura de secreções catarrais, diarreias, reumatismo, entre tantas outras doenças.  O acido málico possui funções laxativas, refrescantes e favorecem a digestão.
frutas vermelhas
O acido tartárico possui propriedades antissépticas, combate vômitos e atuam favoravelmente nas vias urinarias. O acido fórmico combate a formação de pus, auxilia no tratamento da tuberculose, diminui a viscosidade do sangue e possui ação contra tumores. O ácido ascórbico, vitamina C, facilita a circulação sanguínea, Favorece a formação dos dentes e ossos, ajuda a resistir às doenças no coração, previne gripes, fraqueza muscular e infecções.
Créditos às imagens:
* https://www.flickr.com/photos/treevillage/5287469289/
* https://www.flickr.com/photos/snapr/544416759/

Referências

– Atikins, P.; Jones, L. (2006).Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o meio Ambiente.
– Repetto, E.(1985).Didáctica de la Formulación Química en E.G.B.Guiniguada, 2,pp.11-19. Silva S. L. A.; Ferreira G. A. L.; Silva R. R. S.(1995).À Procura da Vitamina C.Química Nova na Escola,2,pp.31–32.
Balbach, Alfons. As frutas na medicina natural.São Paulo, 1993.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Saiba quais são os 7 piores alimentos para o seu organismo!

Para pessoas que buscam uma alimentação saudável, é importantíssimo deixar de lado a inges…