Nossa alimentação precisa ser composta por cinco grupos alimentares, entre eles devem estar presentes o grupo das proteínas, dos carboidratos, das gorduras, das vitaminas e da água com os sais minerais.

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Grupo 1: Proteínas

Podemos começar a falar dos grupos alimentares a partir das proteínas, elas possuem função a formação dos músculos e de todas as estruturas celulares. Além disso, são responsáveis pela formação das enzimasAo serem digeridas, as proteínas são divididas em pequenas unidades chamadas de aminoácidos. Esses aminoácidos são levados até as células, onde se reúnem e formam novas moléculas de proteínas. Os aminoácidos são formados por átomos de carbonohidrogênio, oxigênio, nitrogênio e até enxofre, e são encontrados em alimentos de origem animal como o leite, carne vermelha, frango, ovos, amendoim, entre outros

Grupo 2: Carboidratos

O próximo grupo são dos carboidratos, eles possuem como função o fornecimento de energia para o corpo. Podem ser encontrados no arroz, trigo, aveia, milho, mel, açúcar, nos alimentos derivados e atém em frutas, raízes e tubérculos como a banana, beterraba, mandioca e batata. Os carboidratos são divididos em dois tipos: os simples e os complexos. Os simples, como a glicose, são absorvidos diretamente na corrente sanguínea sem necessidade de digestão. Os carboidratos complexos, como o açúcar comum e sacarose, são formados por duas moléculas, uma de glicose e outra de frutose, e são quebradas antes de seres absorvidas.

alimentos

Grupo 3: Gorduras ou Lipídios

O grupos das gorduras ou lipídios, formam as reservas de energia no organismo. Eles funcionam como isolantes térmicos e como energia para o corpo na falta dos carboidratos, sendo transformados em açucares.  

Demais grupos: vitaminas, água e sains minerais

Já as vitaminas, auxiliam as enzimas aumentando a velocidade das reações químicas do organismo, além de aumentar sua resistência contra diversos tipos de doenças. Porém nosso organismo é composto em sua maior parte por água e sais minerais, por isso a ingestão de líquidos deve ser regular. A ingestão de líquidos pode ser feitos através da própria água, frutas, sucos, chás, verduras e hortaliças. Por fim, outro grupo que compões essa classificação são dos minerais, sendo importantíssimos para a formação de nossos ossos e sangue.
Foto por: USDA

Referências

– SANTOS, Maria Angela dos, Biologia Educacional. São Paulo, Ática, 1987

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