Foto: PICASA/Mauro Scharnik / IAP
Considerado uma iguaria na região Sul do Brasil, o pinhão ganha a cena nas épocas mais frias do ano. Porém no passado, a semente já fazia parte da alimentação indígena. Hoje, ele já está associado ao frio e as festas juninas do País. Mas acredite, ele não se resume apenas em sabor! O alimento é rico em nutrientes, minerais, antioxidantes e substâncias que promovem até a diminuição da pressão arterial e doenças cardiovasculares.



Benefícios do Pinhão

Embora não se tenha muito estudo quanto aos benefícios da semente da araucária, sabe-se que o alimento é rico em antioxidantes, principalmente na sua casca, onde são transferidos para a semente durante o cozimento. Somente para salientar, a Embrapa Florestas desenvolve uma pesquisa que consegue pouco a pouco caracterizar os valores nutricionais do alimento em amostras de pinhões in natura e cozidos. O principal antioxidante presente na casca do pinhão é a luteína, um antioxidante importante para manter a saúde dos olhos e evitar a degeneração ocular e diminuir os riscos de catarata.

Potássio: mineral que atua no controle da pressão arterial

Contudo, outro mineral que também merece destaque na semente é o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Graças a gorduras monoinsaturadas, a semente também favorece a diminuição do colesterol ruim. Alguns exemplos são os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol no sangue. Além disso, as fibras presentes no pinhão ajudam na prevenção de doenças intestinais, tornando-o um alimento de baixo índice glicêmico, mesmo sendo considerado calórico.

Referências

– Globo.com: Pinhão, Fonte de nutrientes.
– Embrapa: Valor nutricional do pinhão.
– Gazetadopovo: Pinhão rico em fibras.

Carregar Mais
Carregar Mais Frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Propriedades das Frutas Cítricas: Listamos os benefícios das principais frutas cítricas encontradas no mercado. Muito além da Vitamina C!

Foto por: akiko yanagawaSe você pensava que as frutas cítricas eram importantes somen…