O palmito é um alimento adorado por muitas pessoas, afinal além de ser versátil e saboroso, ele é dono de propriedades poderosas, que podem ajudar e muito no desenvolvimento do organismo. Fonte de importantes substâncias para o bem-estar do corpo, esse vegetal também pode atuar até na prevenção de doenças.


ANÚNCIOS
ANÚNCIOS
Produção de Derivados Lácteos

Tipos de palmito

Entre os variados tipos de palmito, podendo ser citado o pupunha, o juçara, o açaí, palmeira real e guariroba.

Pupunha

Provavelmente, este seja o tipo mais presente e conhecido por grande parte da população. Ele possibilita o plantio e replantio em um  curto período de tempo, além disso, a palmeira não morre ao ser cortada. O sabor do pupunha é suave,possui um miolo macio, fibroso e baixo teor calórico. Geralmente não escurece, pois não possui antioxidantes, ou seja, é ideal para saladas e pratos nos quais ele é servido cru.

Açaí

Assim como o pupunha, o açaí também é bastante presente no mercado. Porém, assemelha-se mais ao juçara. Ele é nativo da Mata Atlântica e despontou no mercado quando o juçara entrou em ameaça de extinção.

Juçara

Natural da Mata Atlântica, ele costuma ser mais vistoso e carnudo, quando comparado aos outros tipos de palmito. Infelizmente, o juçara já se encontra ameaçado de extinção, devido a extração massiva e ilegal. Ao ser cortada, a planta morre e seu ciclo de replantio demora cerca de dez anos até o desenvolvimento de uma planta adulta.


ANÚNCIOS
ANÚNCIOS
Produção de Derivados Lácteos

Independente do tipo preferido, ambos são ideais para compor uma dieta de baixo teor calórico e rica em benefícios. Ele possui grandes em sua composição quantidades de sódio e potássio, além de oferece uma boa quantidade de zinco. O zinco melhora as barreiras do sistema imunológico e ajuda a acelerar o processo de cicatrização, além de auxiliar no metabolismo das proteínas, nutriente fundamental para o desenvolvimento dos músculos. Ele também é composto por tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina K e B, e gorduras boas. Por ser fonte de potássio, o palmito auxilia no controle da pressão arterial, contribuindo com o controle dos batimentos cardíacos e melhorar a saúde do coração. As vitaminas do complexo B, melhoram a qualidade do sono, ajudando até a controlar o desenvolvimento da ansiedade e da depressão.

Contraindicações do palmito

O consumo do palmito não possui contraindicações, porém é importantíssimo atentar-se à embalagem do produto e seu preparo. Se manipulado de forma incorreta, o palmito favorece a intoxicação botulínica.
Foto por: thedabblist

Referências

– tabnut.dis.epm.br: Palmito, cru.
– novasafra: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS 5 TIPOS DE PALMITOS.
– BALBACH, A. Alimentos que curam –  Palmito.

Carregar Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Nutracêuticos: quem são e quais os benefícios do consumo regular de cada um?

Quando falamos em nutracêuticos, muitos acabam conciliando sua imagem aos polivitamínicos,…