O coentro tem sua origem do Mediterrâneo e do Oriente Médio e já era conhecido e utilizado pelos egípcios como planta medicinal. Desde a antiguidade, o coentro já tinha atribuído a ele diversas propriedades medicinais, com ação benéfica na digestão, utilizado como um calmante e externamente era utilizado para aliviar dores nas articulações e em reumatismos. Fora isso, o coentro também era considerado um anafrodisíaco, diminuindo a libido.

[dfads params=’groups=1686&limit=1&orderby=random’]

Ativos presentes no coentro

No coentro, são encontrados princípios ativos contendo seu óleo essencial composto por linalol, coriandrol, pineno, borneol, geraniol, limoneno e terpinol, além dos ácidos acético e oxálico. Possui também quantidades significativas de vitaminas, minerais, flavonoides e de quercetina. Ele pode ser consumido de várias formas, e mesmo sendo mais habitual a ingestão de suas folhas, a preparação de infusões e em sucos detox também podem ser formas de consumi-lo e aproveitar de seus benefícios. A principal ação benéfica do coentro, é o auxilio na eliminação de substancias toxicas presentes no organismo. Assim como a maioria das ervas, o coentro também ajuda na diminuição do colesterol ruim, ele possui ácidos orgânicos que  ajudam na diminuição do LDL e no aumento do colesterol bom, além de ajudar a dissolver o colesterol  que fica acumulado nas artérias.

Propriedades que só o coentro tem!

Com suas propriedades antiespasmódicas, a erva auxilia no alívio de cólicas menstruais ou causadas por problemas de indigestão. Já suas propriedades carminativas, ajudam a reduzir a acumulação de gases no trato gastrointestinal e o inchaço causado por eles. Quem sofre com insônia ou ansiedade pode consumir o chá da erva para ajudar a ter uma melhor noite de sono ou, ainda, diminuir a ansiedade em dias mais agitados, graças a sua propriedade calmante e ansiolítica. Outras substâncias presentes, possuem efeitos antibióticos e antibacterianas, podendo ser empregada no tratamento de feridas, ajudando na higienização e recuperação. Ele também atua como um agente anti-séptico e anti-fúngico, auxiliando em doenças como a dermatite e eczema.

Referências

– FRUTUOSO, V. Plantas e Ervas que Curam. São Paulo
Saúde/Abril: Como usar o coentro

Load More Related Articles