Graças a excelente ação terapêutica e os benefícios gerados pelo consumo de coalhada de leite, o alimento lácteo está agradando cada vez mais o interesse da classe médica. Isto se deve as propriedades presente na coalhada, que atuam contra as bactérias que povoam nosso intestino. Essas bactérias acarretam fermentações e decomposições contínuas, gerando toxinas que acabam sendo absorvidas pelo organismo, podendo causar até doenças.

Quais são os benefícios da coalhada de leite?

A coalha de leite pode ser fundamental no combate contra essas bactérias que agridem nosso intestino. Porém, é importante destacar os diferentes tipos de coalhadas existentes: a coalhada maia, quefir e iogurte.

Tipos de coalhada

Como é feita a coalhada maia?

coalhada maia

A coalhada maia é feita a partir de leite de cabra e de vaca, semeado com o bacilo maia.
Este bacilo se desenvolve rapidamente em nosso intestino, combatendo com êxito as bactérias malignas.


Como é feita a coalhada com quefir?

coalhada tipo quefir

A coalhada quefir é feita a moda síria. É de fácil digestão e feita como o iogurte, sendo ótima para estimular o bom funcionamento dos intestinos. O leite é fermentado utilizando barris de madeira. É curioso destacar, que os povos da região de baixa Baviera tratam esse leite religiosamente devido aos seus inúmeros benefícios à saúde.

Como é feita a coalhada de leite, também chamada de coalhada tipo iogurte?

coalhada tipo iogurte

Já a coalhada de leite tipo iogurte (mais conhecida entre a população brasileira), é feita através da fermentação do leite de vaca pasteurizado ou UHT. A coalhada é composto por nata, proteínas e minerais. Através da fermentação causada por uma enzima específica para o coalho, a parte sólida do leite é separada da parte líquida (soro do leite). A parte sólida possui um aspecto gelatinoso, de sabor azedo, e assim como a maioria dos leites fermentados, a coalhada possui um elevado valor biológico que  proporciona o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino e uma melhor absorção do cálcio pelo organismo. 

Consumo regular de coalhada diminui o colesterol

Além disso, a coalhada também promove a redução de colesterol sanguíneo, modulação das diarreias causadas pelos tratamentos com antibióticos, possui um alto valor nutritivo, auxilia na melhora da digestão da lactose e desintoxica o intestino inibindo a ação de bactérias que podem causar doenças.

Preparo da coalhada de leite caseira

No site Gshow, você encontra um ótimo vídeo que explicará detalhadamente o preparo da coalhada caseira.
Se quiser aprender ainda mais, tenha agora mesmo seu E-book de Produção de Derivados Lácteos!

Veja aqui:
http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/coalhada-caseira-50ec05614d388551c4000040.html

Foto por: Helen.Yang

Referências

Ciência do leite
Mundo boa Forma

Load More Related Articles