O uso e utilidade do pó de café, ou sua borra, vão além da opção de bebida logo pela manhã ou a tarde. Na casa ou no jardim, o café pode se tornar um grande aliado na limpeza e manutenção!

[dfads params=’groups=1686&limit=1&orderby=random’]

Onde posso usar o café?

1. Na cozinha, por exemplo, a borra de café pode ser empregada na limpeza pesada do fogão, pia e de panelas. Ela pode ser misturada junto a uma porção de detergente na esponja umedecida antes de esfregar a sujeira e gordura.

2. Se você tem problemas com formigas ou insetos, polvilhar um pequena quantidade de borra seca nas folhagens e locais onde as formigas ficam, pode ajudar a afugentar da sua cozinha e jardim.

3. Outra dica é misturar uma pequena quantidade de borra de café com água quente e despejar, ao menos uma vez na semana em ralos que estejam com mau cheiro. A mistura acabará com o odor.

4. Após o preparo do almoço, caso você tenha cortado cebola, alho, peixe e carne, você pode esfregar suas mãos com os grãos de café com água morna e em seguida com sabonete neutro. O cheiro forte dos alimentos irá desaparecer. – Inclusive, você pode deixar os grãos de café ou a borra na porta da geladeira para eliminar o mau cheiro causado por alimentos estragados ou que podem dar gosto ruim a outros alimentos que fiquem na geladeira.

5. Para o jardim e horta, caso você tenha um(a), você pode aplicar uma porção da borra de café junto a um litro de água. Essa mistura pode virar um ótimo fertilizante, além de atrair minhocas, fundamentais no arejamento da terra, e melhorar a absorção de água do solo.
Foto por: AndreDea

    Carregar mais
    Load More In Química de Alimentos

    Veja também

    Vitamina C: importância, benefícios e função do ácido ascórbico.

    Considerada como essencial para vários processos fisiológicos, a vitamina C, também conhec…