Foto por: AndreDea
O uso e utilidade do pó de café, ou sua borra, vão além da opção de bebida logo pela manhã ou a tarde. Na casa ou no jardim, o café pode se tornar um grande aliado na limpeza e manutenção!

1. Na cozinha, por exemplo, a borra de café pode ser empregada na limpeza pesada do fogão, pia e de panelas. Ela pode ser misturada junto a uma porção de detergente na esponja umedecida antes de esfregar a sujeira e gordura.

2. Se você tem problemas com formigas ou insetos, polvilhar um pequena quantidade de borra seca nas folhagens e locais onde as formigas ficam, pode ajudar a afugentar da sua cozinha e jardim.

3. Outra dica é misturar uma pequena quantidade de borra de café com água quente e despejar, ao menos uma vez na semana em ralos que estejam com mau cheiro. A mistura acabará com o odor.

4. Após o preparo do almoço, caso você tenha cortado cebola, alho, peixe e carne, você pode esfregar suas mãos com os grãos de café com água morna e em seguida com sabonete neutro. O cheiro forte dos alimentos irá desaparecer. – Inclusive, você pode deixar os grãos de café ou a borra na porta da geladeira para eliminar o mau cheiro causado por alimentos estragados ou que podem dar gosto ruim a outros alimentos que fiquem na geladeira.

5. Para o jardim e horta, caso você tenha um(a), você pode aplicar uma porção da borra de café junto a um litro de água. Essa mistura pode virar um ótimo fertilizante, além de atrair minhocas, fundamentais no arejamento da terra, e melhorar a absorção de água do solo.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.

Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Existe diferença entre o Cream Cheese e o Requeijão? Qual é a melhor opção?

Ao optarmos pela adição de certos alimentos em nossa rotina alimentar, várias dúvidas pode…