O aipo, também conhecido como salsão, é um alimento bastante utilizado em saladas e  como medicamento, desde suas raízes, caule e folhas. O caule, as folhas e as sementes do aipo, possuem propriedades que lhe dão uma ótima ação desintoxicante, auxiliando no estimulo dos rins e ajudando na eliminação de sais acumulados nas articulações que podem causar inflamações e falta de flexibilidade.


Produção de Derivados Lácteos

Quais são os benefícios do aipo (salsão)?

Os ativos que constituem o aipo são a aliina, alicina, apéina, derivados do tiofeno, ácidos diversos, sulfurados voláteis, cumarinas, poliacetileno, pentosonas,  vitaminas (A, B1, B2, B5, C, E), além de minerais como o magnésio, ferro, cloreto de sódio. Porém, o aipo também possui seu óleo essencial, composto por apiósido, limoneno, sileneno, eudesmol, sedanólido e anidrido sedanônico. Em função do poliacetileno, o aipo ajuda a combater inflamações, proporcionando alívio contra bronquites, artrites, osteoartrites, dores musculares, reumatismos e a gota. Já as ftalidas que constituem o aipo, ajudam na redução do colesterol e da pressão sanguínea.

Para que mais serve o aipo (salsão)?

Por sua quantidade significante de vitamina C, o aipo também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e, se combinando com seus demais antioxidantes, pode auxiliar na prevenção de diversos tipos de cânceres.

O suco de aipo é diurético!

Além disso,  o aipo é um diurético natural e é muito útil na prevenção e no combate da prisão de ventre. Ele ajuda a prevenir infecções do trato urinário em mulheres, e pode até mesmo ajudar a quebrar e se livrar de pedras nos rins e vesícula. As demais indicações do aipo são no controle do ácido úrico, da acidose, de febres, catarro pulmonar, disenteria, dismenorreia, laringite, pneumonia, rouquidão, sarna e úlcera. Embora o aipo seja livre de toxidade, ele deve ser evitado por pessoas portadoras de inflamações renais e diabéticos.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Aipo.
Dieta Alcalina: 7 benefícios do aipo.
– Plantas que Curam: Aipo.
UFLA: PLANTAS AROMÁTICAS E CONDIMENTARES

Carregar mais
Load More In Hortaliças

Veja também

Você sabe qual é a importância de comer feijão todos os dias?

Presente em diversas receitas e super conhecido no prato dos brasileiros, o feijão hoje é …