Também chamados de glicídios, os carboidratos são a principal fonte de energia da alimentação humana. Quimicamente, os carboidratos são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Normalmente há para cada átomo de carbono, dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Por este motivo, deu-se o nome carboidrato (carbo =  carbono; hidrato = água) com formula química Cx(H20)y. Bioquímicos definem carboidrato como um aldeídico

ou cetônico de álcoois polidricos superiores. Existem vários tipos de carboidratos. Alguns simples e outros complexos, podendo ser classificados conforme o numero de unidades que uma molécula possui.

  • Os dissacarídeos são formados por dois monossacarídeos iguais ou diferentes.
  • Os polissacarídeos, conhecidos por glicídios, são formados de várias unidades de monossacarídeos, assim, se tornam complexos.
  • Os oligossacarídeos contêm de três a dez monossacarídeos.

Monossacarídeos

Para os monossacarídeos, existem pelo menos duas classificações que podem ser aplicadas:

  • Pela quantidade de carbonos na molécula.  Os monossacarídeos mais importantes são as hexoses. Exemplos de hexoses são a glicose, frutose e galactose. As pentoses, como a ribose e desoxirribose, são formadas no metabolismo.
  • Se há ou não a presença do grupo aldeídico ou cetônico na molécula. Os que possuírem função aldeídica na molécula são chamados de aldoses. A glicose e galactose são exemplos de aldoses.

Glicose

É um monossacarídeo hidrossolúvel, incolor, presentes nas frutas, no mel e em inúmeros alimentos.É chamada, também, de dextrose. É o açúcar encontrado no sangue. Normalmente é encontrado em uma forma simples de glicose, podendo ser obtida pela degradação enzimática de carboidratos complexos como amido, dextrina e maltose. Os glicídios quando são absorvidos são convertidos em glicose, que é a forma de glicídio que circula no sangue. Para a produção de energia, essa glicose é fosfatada, sendo transformada em glicose-6-fosfato. Nos músculos e no fígado a glicose permanece armazenada em sua forma complexa de glicogênio. Esta é usada pelo corpo em situações de extrema necessidade energética.

Frutose

Conhecida como o açúcar das frutas, é um monossacarídeo branco, hidrossolúvel, encontrado nas frutas, mel e vegetais.

Galactose

É somente encontrada a partir da hidrolise da lactose (açúcar do leite), que ao ser hidrolisada forma galactose e glicose.

Álcoois de monossacarídeos

Ocorre naturalmente em diversas frutas e verdura como, por exemplo, o sorbitol, um álcool derivado da glicose. Muitos produtos dietéticos usam sorbitol como adoçante, por possuir uma absorção no organismo lente, mantendo o nível de glicose no sangue alto, inibindo a sensação de fome.

Maltose (glicose + glicose)

É o dissacarídeo mais comum e popular que é usado na alimentação. Conhecido como“açúcar de mesa”. Pode ser obtido na extração da cana-de-açúcar, mel e em frutas e vegetais. Se for hidrolisada, podem fornecer, em condições proporcionais, frutose e glicose, passando a ser chamada de “açúcar invertido”. O consumo desse tipo de carboidrato deve ser moderado quando for quimicamente processado e refinado. O consumo elevado pode causar complicações e várias doenças.

Sacarose (glicose + frutose)

Obtida na degradação enzimática do amido. É utilizada em formulações, de produtos alimentícios infantis, com a dextrose para prevenir a diarreia. Isso por ser pouco fermentada pelas bactérias intestinais.

Lactose (glicose + galactose)

Principal carboidrato encontrado no leite. Para a quebra desse dissacarídeo é usada uma enzima, a lactose. Quem possui, no organismo, uma deficiência dessa enzima, é denominada a intolerância a lactose, que tem efeitos caracterizados por diarreia, flatulência e mal estar abdominal quando ingerido o leite.

Polissacarídeos

O amido, dextrina e glicogênio são os principais polissacarídeos que podem ser digeridos. São carboidratos complexos e possuem um mandioca[270]alto valor energético.O amido fica armazenado no amiloplasto de raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Principal reserva energética dos vegetais. O glicogênio fica armazenado no fígado e nos músculos. Principal reserva energética de animais e fungos. A celulose possui uma função estrutural na célula vegetal, como um componente da parede celular.

Carboidratos simples x Carboidratos Complexos

Os alimentos ricos em carboidratos simples são alimentos bem doces, como açúcar refinado,pão francês, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, arroz branco, macarrão cozido sem molho, pipoca ou refrigerantes. É um carboidrato que não precisa de muito tempo para ser digerido pelo organismo, sendo rapidamente absorvido, indo para o sangue e sendo consumido. E por isso logo se tem a sensação de fome. Esses alimentos possuem um alto ou moderado índice glicêmico, porque o açúcar deles segue rapidamente para o sangue.

Os alimentos ricos em carboidratos complexos são alimentos integrais, lentilhas, grão de bico, centeio. Os alimentos com carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta e, por isso, chegam até o sangue mais lentamente, promovendo saciedade por um período maior. Por isso, esses alimentos possuem uma curva glicêmica baixa ou moderada. São alimentos ideais para os diabéticos e também durante regime de emagrecimento. Eles são, em geral, mais ricos em vitaminas do complexo B, ferro, fibras e minerais.

Referências

– http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf
– http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-carboidratos
– Atikins, P.; Jones, L. (2006).Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o meio Ambiente.
– Balbach, Alfons. As frutas na medicina natural.São Paulo, 1993.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Alimentação colorida? Saiba quais benefícios cada cor de alimento traz para seu organismo.

Não é de hoje que sabemos a importância para nossa saúde manter uma alimentação equilibrad…