Entre muitos alimentos, as frutas são consideradas os alimentos mais deliciosos, atraentes pelo aroma, sucos apetitosos e refrescantes, além de possuírem carboidratos, vitaminas, sais minerais e ácidos importantíssimos a nossa alimentação, assim, ganhando enorme destaque no quesito alimentação saudável. Infelizmente, por maus costumes, a população de modo geral ignora os benefícios e as vantagens que as frutas possuem. As frutas constituem um valioso alimento e agente terapêutico desde os tempos da antiguidade.

A maioria das frutas possui açucares como a frutose, glicose e a sacarose. Os açucares de frutas são os melhores tipos de carboidratos, quando combinados com os sais orgânicos e suas vitaminas. Por essa razão são sempre bastante empregadas em regimes, desintoxicações alimentares e para emagrecer. As frutas estimulam funções digestivas, o apetite, são diuréticas (muitos conseguem evacuar diariamente consumindo frutas como a laranja, mamão ou uva, graças aos elementos alcalinos que estão quimicamente combinados com os ácidos de frutas).

No Brasil, a fruta mais popular e comum encontrada é a banana. Porém, somente o consumo dela não é suficiente. É preciso outros tipos de frutas, principalmente as que são ricas em vitamina C. Quimicamente “caloria” é expressa como a quantidade de calor necessária para elevar 1°C a temperatura da água. Na nutrição, “caloria” expressa o valor energético dos alimentos. No geral as frutas não contém muitas calorias, mas são muito nutritivas, pelo

alto teor de água, fibra, vitaminas, minerais e ácidos orgânicos, além  de elementos químicos que atuam regulando o metabolismo.

Propriedades Medicinais das frutas

A medicina alternativa coloca as frutas como um dos principais elementos terapêuticos. Isso por possuírem uma enorme propriedade de agentes medicinais, algumas emolientes, outras ajudam na função gástrica, podem ativar a função intestinal e, claro, desintoxicam o organismo. Conforme a reação química, os alimentos podem ser, no metabolismo, alcalinizantes ou acidificantes. A recomendação é a ingestão de alimentos mais alcalinos na dieta.

Muito se fala que alimentos cítricos como o limão, ou alimentos como o leite e vegetais, podem causar acides. Isso não é correto. Eles facilitam a alcalinidade. Pois ao se oxidarem, após serem ingeridas, elas se tornam um meio orgânico alcalino. A superstição popular que criou essa “prevenção” contra as frutas ácidas, que azedariam o estomago, cortariam o sangue etc. Muito pelo contrario, a acidez das frutas regularizam o equilíbrio acido x base do organismo, favorecendo a alcalinidade.

As frutas chamadas de ácidas possuem um conteúdo mais elevado de ácidos: cítrico, ascórbico, fórmico, tânico, oxálico, málico e tartárico. Mas que ácidos são esses e quais suas funções?

Ácido cítrico e Ácido málico

O acido cítrico se encontra na maioria das frutas cítricas (limão, laranja, etc.), possui funções antissépticas, diuréticas, favorece a cura de secreções catarrais, diarreias, reumatismo, entre tantas outras doenças.  O acido málico possui funções laxativas, refrescantes e favorecem a digestão.

Ácido tartárico e Ácido ascorbico

O acido tartárico possui propriedades antissépticas, combate vômitos e atuam favoravelmente nas vias urinarias. O acido fórmico, encontrado na uva, manga, limão, etc., combate a formação de pus, auxilia no tratamento da tuberculose, diminui a viscosidade do sangue e possui ação contra tumores. O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, facilita a circulação sanguínea, Favorece a formação dos dentes e ossos, ajuda a resistir às doenças no coração, previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é discutível, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas, ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas suprarrenais e protege os vasos sanguíneos, é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue e eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.

Referências

– Atikins, P.; Jones, L. (2006).Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o meio Ambiente.
– Repetto, E.(1985).Didáctica de la Formulación Química en E.G.B.Guiniguada, 2,pp.11-19. Silva S. L. A.; Ferreira G. A. L.; Silva R. R. S.(1995).À Procura da Vitamina C.Química Nova na Escola,2,pp.31–32.
Balbach, Alfons. As frutas na medicina natural.São Paulo, 1993.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

2 Comentários

  1. […] 50 Receitas Para Emagrecer De Vez Frutas a favor da saúde […]

    Reply

  2. […] 50 Receitas Para Emagrecer De Vez Frutas a favor da saúde […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Glúten? Não, obrigado! Celíacos devem ficar longe de alimentos que contenham este ingrediente.

O glúten tornou-se mais popular nos últimos anos. Com certeza você já deve ter escutado al…