A goiabeira (Psidium guajava L.) é uma árvore nativa de países tropicais e subtropicais. Primeiramente, Seu fruto, a goiaba, rico em vitamina C, é muito consumido in natura, em sucos e para o preparo de geleias. Ao passo que, os benefícios mais conhecidos da goiabeira são os proporcionados pelo fruto, também podem ser encontradas propriedades medicinais em suas folhas e raízes.

Na medicina popular, por exemplo, emprega-se as folhas de goiabeira para preparar o seu chá, onde é muito utilizado no tratamento de diarreias, cólicas e banhos que ajudam na cicatrização de cortes. Para se ter uma ideia, desde 1950 as folhas da goiabeira são objeto de pesquisa, por exemplo, seja para analisar seus constituintes ou propriedades farmacológicas.

Como o chá da folha de goiabeira faz efeito e quais são seus compostos?

A goiabeira é repleta de constituintes químicos que promovem benefícios. Suas folhas, por exemplo, são compostas por taninos, óleos voláteis como o cariofileno e o nerolidiol, além de flavonoides e ácidos ursólico, catecólico e elágico. Assim como, a casca de sua árvore é composta principalmente por taninos e, seus frutos, compostos por ácidos orgânicos, polifenóis, taninos, saponinas e pectinas.

O chá das folhas de goiabeira diminui cólicas e diarreia.

Quando ingeridos, sejam seus frutos, sua casca ou folha, promovem benefícios contra diarreias, efeito antioxidante e ainda ajudam a diminuir cólicas intestinais e digestórias, por exemplo. Por outro lado, se sua folha foreusada externamente, auxilia em processos de cicatrização, gargarejos, banhos de assento, entre outros, graças as suas propriedades anti-inflamatórias e anti-microbiana. Seu óleo essencial ainda apresenta atividade anticâncer.

O chá da folha de goiabeira diminui o colesterol e diabetes.

Inicialmente, as principais propriedades presentes na folha da goiabeira são sua ação antioxidante, hepatoprotetora, antialérgica, antimicrobiana, anti-genotóxica, cito-tóxica, antiespasmódica, cardioativa, antidiabética e anti-inflamatória, por exemplo. Contudo, estudos realizados pela Nutrition & Metabolism, obtiveram grandes resultados a partir do extrato das suas folhas quando aplicado em pacientes com um elevado teor de glicose no sangue e mantendo o colesterol normal no sangue.

Seu extrato teve ação inibitória das atividades de enzimas que digerem os carboidratos, a maltase, a sucrase e a alfa-amilase através da ação dos polifenóis ácido elágico, cianidina e outros polifenóis, que compõe as folhas. Além disso, outros estudos em humanos portadores de diabetes ou não, também beneficiaram todos com a queda da glicose pós-brandial pela inibição da alfa-glicosidade.

A folha de goiabeira é boa para a pele!

Uma pesquisa realizada em Valinhos (SP) apontou que o uso externo do chá de folhas de goiaba reduziu em 45% o tempo de cicatrização de feridas. O período de tratamento caiu de 90 para 50 dias, em média. Essa ação se deu positiva devido aos taninos, que servem como cicatrizantes e têm uma ação microbiana muito efetiva, além dos flavonoides, que são anti-inflamatórios naturais, assim como a ação da casca do barbatimão e da calêndula.

O chá da folha da árvore de goiaba é bom para corrimento (candidíase) e sapinho.

Não é a toa que as qualidades curativas da folha de goiabeira estão catalogadas no RENASUS. Em um estudo realizado por duas pesquisadoras da Uniaraxá, foi possível constatar a atividade curativa das folhas de goiabeira contra casos de candidíase e sapinho, ou seja, além de ser efetivo contra diarreias, se mostrou eficiente quanto a inibição de 3 espécies do fungo Candida, que são comumente encontrados na vagina e causam os corrimentos vaginais: C. albicans, C, krusei e C. tropicalis.
Foto por: Forest and Kim Starr

Referências

– DEGUCHI, Y.; MIYAZAKI, K. Anti-hyperglycemic and anti-hyperlipidemic effects of guava leaf extract, Nutrition & Metabolism, v.7, n.9, 2010.
Saúde/Campinas: Cartilha de Plantas Medicinais.
G1.globo: Nilsa Sumie – Processo de cicatrização com folhas de goiaba
Greenme: Chá de folhas de goiaba contra candidíase e sapinho
Revista Brasileira de Farmacognosia: Atividade antifúngica do extrato de Psidium guajava Linn. (goiabeira) sobre leveduras do gênero Candida da cavidade oral: uma avaliação in vitro

Carregar mais
Load More In Frutas

Veja também

Comer Kiwi traz benefícios para saúde!

Pertencente à família Actinidiacea, o kiwi é um fruto de aparência e sabor bem característ…