O bicarbonato de sódio ou hidrogenocarbonato de sódio, de fórmula molecular NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água e com propriedades alcalinas.

O bicarbonato de sódio é muito utilizado como antiácido, para tratar a acidez do estômago por poder neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico. Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante (“fermentos químicos“), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes). Outras utilizações do bicarbonato de sódio são como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes.

Mas não fica só aí as utilidades do bicarbonato de sódio, ele também pode ser um grande aliado na limpeza da casa. Por se tratar de uma base, o bicarbonato de sódio, assim como o hidróxido de sódio (soda caustica), pode ser usado até para desentupir pias.

Algumas das utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha são:

1 –  Desentupir a pia
Como citado, por ser um reagente de propriedade alcalina, o produto acaba com o excesso de gordura e restos de comida que entopem a pia da cozinha.

2 – Eliminar o mau cheiro da geladeira
Com suas moléculas de CO2, o bicarbonato consegue neutralizar as moléculas que causam cheiro na geladeira.

3 – Limpar colchões e paredes
Os ácaros estão em toda a parte, incluindo colchão, travesseiros, sofás e tapetes. A propriedade alcalina acaba com o circulo de vida dos ácaros. O meio alcalino não é ideal para o crescimento de ácaros no ambiente.

4 – Deixar os panos de limpeza branquinhos e lavar roupas
A formulação básica do detergente em pó é carbonato de sódio, conhecido por barrilha, bicarbonato de sódio e lauril éter sulfato de sódio. Portanto quanto mais propriedade alcalina tiver o detergente, maior o poder de tirar manchas e sujidades.

5 –  Ariar panelas e limpeza de utensílios
Para deixar as panelas mais brilhantes e melhor remoção de restos de comida dos utensílios, o bicarbonato de sódio pode ser aplicado antes e durante e lavagem para um melhor resultado.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais curiosidades

1 Comentário

  1. […] de carpetes, o vinagre deve ser despejado em cima da mancha e, logo em seguida, uma porção de bicarbonato de sódio deve ser colocada ao vinagre que está agindo na macha. Aguarde a reação por completa da […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *