Foto por: R. Crap Mariner
Ao optarmos pela adição de certos alimentos em nossa rotina alimentar, várias dúvidas podem nos “pegar de surpresa” ao olhar as opções nos supermercados, principalmente nas opções como “recheio” para o pãozinho ou torradas. O cream cheese e o requeijão são dois exemplos que confundem muito os consumidores.



cream cheese é um tipo de queijo obtido através da coagulação do leite utilizando-se o microrganismo Streptococcus thermophilus e algumas vezes o coalho. A coalhada obtida é cortada em pequenos cubos e posteriormente colocados para escorrer o soro por aproximadamente 12 horas; em seguida, é adicionado sal e uma mistura de hidrocoloides e segue para a homogeneização, onde posteriormente é acondicionado nas embalagens apropriadas. O cream cheese tradicional pode ser uma ótima escolha para quem está de dieta, por possuir menor quantidade de calorias, mais quantidades de proteínas e benefícios àquelas pessoas que precisam ficar atentas à pressão arterial, devida a baixa concentração de sódio. As grandes diferenças entre o cream cheese e o requeijão podem ser o seu sabor, uma vez que o requeijão possui sabor mais suave devido ao seu pH ser mais neutro, o modo de preparo, já que a requeijão sofre mudanças de temperatura e matéria prima. Além disso, o requeijão é um produto obtido pela fusão da massa coalhada obtida por coagulação do leite, completada pela ação de bactérias lácticas específicas com adição de creme de leite e possui maior quantidades de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso corpo, podendo destacar o cálcio, mineral essencial para saúde dos nossos ossos e músculos.

Mas também é importante manter um controle no consumos de ambos os produtos, principalmente pessoas com intolerância à lactose, que devem optar pelas opções de requeijão sem lactose.

Referências

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …