Foto por: emi moriya
Para grande parte das pessoas, as festas de fim de ano vem acompanhadas dos exageros alimentares. Maionese, peru, panetone, sobremesas, bebida alcoólica, carnes assadas, entre outros exageros. Como resultado, temos a conhecida azia e má digestão. Pois bem, nessa época é comum o aumento da procura de dietas milagrosas para aliviar o peso e a consciência, além de chás e alimentos que aliviem os sintomas da azia e má digestão. Quando acontece isso, o recomendado é não tomar nenhuma medida drástica e iniciar uma desintoxicação alimentar para que o organismo se recupere dos exageros e, caso seja preciso, a ingestão de chás que aliviem a má digestão. Inicialmente, inicie uma hidratação completa no organismo. O consumo de pelo menos 2 litros de água, sucos ou chás é ideal para que se inicie a desintoxicação.

Chá de Carqueja
O chá de carqueja pode ser ideal para quem abusou de carnes pesadas nas festas de fim de ano. Ele possui um ativo conhecido por saponina, que age diretamente no estomago, aliviando os sintomas da má digestão e ainda contribui para o equilíbrio do colesterol.

Chá de Erva-doce
De sabor agradável, o chá de erva-doce é sempre lembrado em casos de má digestão. Ele possui substâncias como anetol,  ácido cafeico e málico, que  podem ajudar a melhorar os sintomas da má digestão. Além disso,  os flavonoides presentes na erva-doce possuem ação antioxidante, que auxiliam na diminuição do colesterol.

Coentro e Salsinha
A principal ação benéfica do coentro (consumido como chá ou in natura) é  o auxilio na eliminação de substancias toxicas, principalmente metais pesados, presentes no organismo. Além disso, o coentro e a salsinhas, quando consumidas a partir de suas folhas, agem contra problemas estomacais, na má digestão, contra gases e flatulências, graças a propriedade carminativa presente em ambas.

Alecrim
O chá de alecrim é indicado em casos de má digestão, falta de apetite e azias. Os taninos e as saponinas presentes no alecrim, possuem características que auxiliam na desintoxicação do organismo, mesmo sendo causada por excessos do fim de ano.

Capim-limão
O chá de capim-limão  possui propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas, expectorantes e é um ótimo bactericida.  Ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diversas enfermidades, melhorando sintomas da má digestão, azias e age como um diurético.

Chá de boldo
Com certeza, um dos chás mais conhecidos e indicados para aliviar os sintomas da má digestão é o de boldo. O chá de boldo possui a substância lactona, que ajuda no processo da digestão dos alimentos e na digestão de gorduras. Além disso, o chá de boldo possui um principio ativo, a boltina, ela quem é responsável pela grande parte das propriedades digestivas que a planta possui. O chá amargo da folha de boldo-do-Chile antes das refeições melhora a digestão, traz benefícios ao coração, é um tônico, desintoxica e estimula o fígado, reduz os gases intestinais, evita a azia, estimula a bile, reduz a inflamação, além de expulsar e matar vermes e parasitas por conter ascaridol, que ajuda a combater os vermes intestinais. Na homeopatia e fitoterapia, o boldo é empregado no tratamento de desordens digestivas, para aumentar a produção de bile na vesícula biliar, combater a insônia e limpar manchas da pele causadas por distúrbios do fígado. O chá de boldo ainda pode ser usado no auxilio do emagrecimento, por possuir propriedades diuréticas.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Vitamina K2 (menaquinona): pouco conhecida, a vitamina k2 é rica em benefícios para nossa saúde, fortalecendo os ossos, atuando na prevenção do AVC e mais!

Também conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, a vitamina k2 ainda é pouco conhecida d…