Foto por: shamaasa
Os alimentos industrializados caíram no gosto de muitas pessoas. São mais práticos e se adaptaram bem a vida moderna. Porém, é necessário ter cuidado a certos tipos de alimentos industrializados que passam uma impressão de serem saudáveis, mas que na verdade não são.



Barra de Cereal
Muitos acham que elas são super saudáveis e nutritivas, podendo ser usadas até como um pré ou pós treino ao praticar academia. Embora possuam em sua composição ingredientes como aveia, milho, flocos de arroz ou trigo, são ricas em sódio, açucares  e conservantes. Algumas possuem até os aditivos BHA e BHT, que já foram banidos em alguns países da Europa, pois podem aumentar os teores de lipídios e gorduras no sangue, atrapalhar a absorção das vitaminas A e D pelo organismo e causar urticária e dermatite. Além disso, não são todas as barras que possuem fibras.

Chocolate Diet
Por mais que seja retirado o açúcar do chocolate diet, o produto não é indicado para quem deseja perder peso, por exemplo.  Para o gosto permanecer no produto, acaba sendo adicionada mais gordura. E como resultado, você já sabe, né?

Ketchup
Com certeza o preferido das crianças e por amantes de lanches. Muitos rótulos até indicam que o produto é produzido a partir de tomates frescos e sem adição de conservantes. Mas, a grande maioria dos ketchups industrializados são ricos em açúcares, sódio e conservantes, além de aditivos para dar melhor aparência e sabor. Por outro lado, se for preparado em casa, o ketchup pode ser saudável. Aprenda como fazer ketchup caseiro sem conservantes!

Macarrão instantâneo
Eles são a alegria da criançada e de muitos marmanjos que querem matar a fome de forma rápida. O problema deles não está nem no macarrão em si, mas no tempero utilizado para dar sabor ao produto. Ele é rico em sódio (em especial o glutamato monossódico) e conservantes.

Suco de frutas
Sempre com um aspecto saudável e nutritivo, eles são os grandes vilões das prateleiras dos supermercados. O grande problema deles está na quantidade de açúcar adicionada a receita do produto, além de possuírem muitos conservantes, corantes e não terem todas as vitaminas encontradas na fruta indicada. Para se ter uma ideia, em 200 ml do produto, pode ser encontrada até 40 g de açúcar.

Referências

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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