De origem europeia, a ervilha– Psium sativum – é um legume muito conhecido por sua aplicação em saladas, pratos frios e quentes, dando um aspecto colorido e destacado. Mas não fica só nisso, a ervilha também pode contribuir para a manutenção da saúde, auxiliar em dietas e a manter a boa forma.

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Benefícios da Ervilha

A ervilha é um legume rico em proteínas: 100 g de ervilha fornecem até 5 g de proteínas. Ainda é composta pelas vitaminas A, C, B6, E e K; minerais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e potássio; além de ativos como os flavonoides, a luteína, os carotenos e a zeaxantina. Assim, a ervilha pode contribuir para a manutenção do organismo por seu efeito antioxidante, prevenindo o aparecimento de células cancerígenas, mantendo o sistema imunológico fortalecido, agir como um anti-inflamatório natural e prevenir doenças cardíacas. A luteína presente na ervilha controla os níveis do colesterol ruim, reduz o teor de triglicerídeos e favorece a saúde dos olhos. Por ser uma ótima fonte da vitamina K, a ingestão regular de ervilha auxilia na ativação da osteocalcina, que funciona como uma âncora nas moléculas de cálcio dentro dos ossos, fortalecendo-os. Além de ser um alimento de baixo índice glicêmico, que auxilia na redução das chances de desenvolver diabetes.
Foto por: DeRuffato

Referências

– BALBACH, A. As Hortaliças na Medicina Natural – Ervilha.
– Mundo boa Forma: 12 Benefícios da Ervilha – Para Que Serve e Propriedades

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