A erva tostão, pertencente a família das Nictagináceas, pode ser chamada por outros nomes como agarra-pinto, amarra-pinto, pega-pinto ou celidônia, por exemplo, dependendo muito da região onde é encontrada. Seu nome científico é Boerhavia diffusa.

Quais são os benefícios da erva tostão?

Na medicina natural, por exemplo, ela é conhecida por sua propriedade antiblenorrágica, antidispéptica, anti-hidrópica, antileucorreica, antinefrítica, desobstruente e diurética, podendo ser indicada para auxiliar tratamentos onde existam doenças hepáticas, albuminúria (presença de albumina na urina), diminuição e a ausência da produção de urina. Além disso, o chá da erva também é indicado para tratamento de algumas doenças como o cálculo biliar, problemas no fígado, distúrbios estomacais, febre, hepatite e problemas nervosos, como insônia, ansiedade, entre outros.

Quais os ativos da erva tostão?

Sua composição é caracterizada pela presença de ativos como, por exemplo, o ácido boerhávico, amido, boerhavina, lipídeos, adoçante sacarina, oxalato de cálcio, substâncias pécticas e gomosas. Aliás, outra planta medicinal com benefícios e propriedades muito semelhantes é a Verônica.

Como fazer o chá de erva tostão?

Para preparar o chá, deixe a proporção de 3 colheres da planta triturada para cada litro de água. Em seguida, misture bem a infusão e leve ao fogo. Deixe ferver entre 10 e 15 minutos e deixe tampado, repousando a infusão por 10 minutos. Quando amornar, coe e tome entre 3 e 5 xícaras por dia. Contudo, estudos científicos evidenciaram que mesmo em concentrações pequenas, o chá de agarra-pinto ja garante efeito diurético.

Contraindicações do chá da erva Tostão

Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais referentes ao seu uso. Mas, ela deve ser administrada com cautela por pessoas que possuam algum problema nos rins – devido a presença de oxalato –  e sob indicação de um especialista.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Erva Tostão.
– http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Boerhavia_diffusa.htm

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

A Raiz de Bardana é repleta de nutrientes e benefícios!

Da mesma família da margarida, a bardana é uma planta de raiz longa e delgada com textura …