A erva tostão, pertencente a família das Nictagináceas, pode ser chamada por outros nomes como agarra-pinto, amarra-pinto, pega-pinto ou celidônia, dependendo da região. Seu nome científico é Boerhavia diffusa. Na medicina natural, ela é conhecida por sua propriedade antiblenorrágica, antidispéptica, anti-hidrópica, antileucorreica, antinefrítica, desobstruente e diurética, podendo ser indicada para auxiliar tratamentos onde existam doenças hepáticas, albuminúria (presença de albumina na urina), diminuição e a ausência da produção de urina, carência de vitamina B1, cálculo biliar, cistite, indigestão, distúrbio estomacal, febre biliosa, tosses com presença de sangue, nefrite, nervosismo, picadas de cobras, vesícula biliar, dificuldade para urinar, uretrite, entre outras. Sua composição química é caracterizada pela presença de ativos como o ácido boerhávico, amido, boerhavina, lipídeos, adoçante sacarina, oxalato de cálcio, substâncias pécticas e gomosas.

PUBLICIDADE

Preparo do chá

Para preparar o chá de erva tostão, deixe a proporção de 3 colheres da erva triturada para cada litro de água. Em seguida, misture bem a infusão e leve ao fogo. Deixe ferver entre 10 e 15 minutos e deixe tampado, repousando o chá por 10 minutos. Quando amornar, coe e tome entre 3 e 5 xícaras por dia.

Contraindicações da erva Tostão

Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais referentes ao seu uso porém ela deve ser administrada com cautela por pessoas que possuam algum problema nos rins – por conter oxalato de cálcio –  e sob indicação de um especialista.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Erva Tostão.
– http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Boerhavia_diffusa.htm

Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …