Já escutou algo sobre os benefícios da medicina Ayurveda? A groselha indiana é um fruto muito falado dentro da Ayurveda, devido aos seus benefícios para o corpo e para os cabelos. Embora a Emblica possua um sabor amargo, adstringente e bastante fibroso, ela pode ser consumida in natura ou por meio da extração do seu óleo essencial, conhecido como óleo de Amla.

Para que serve a Groselha Indiana?

Segundo a medicina Ayurveda, o fruto da Emblica pode ser consumido sozinho ou em combinação com outras partes da planta para auxiliar no tratamento de várias doenças. Alguns estudos indicam que a ingestão regular da groselha indiana pode auxiliar na proteção dos rins e atividades neuroprotetoras. Além disso, por ser um fruto rico em vitamina C, possui ação antioxidante e ajuda no combate dos radicais livres, mantendo a saúde da pele e prevenindo doenças como o diabetes.

Se não bastasse, alguns estudos científicos demonstraram que amla possui antibacteriano, antifúngico, antiviral, antidiabético, hipolipidêmico, antiulcerogênico, eliminador de radicais livres, antioxidante, antimutagênico, antiinflamatório, imunomodulador, antipirético, analgésico, antitussígeno, antiaterogênico, adaptógeno, veneno de cobra, neutralizante gastrogênico propriedades anti-hipercolesterolemia, cicatrização de feridas, antidiarreica, antiaterosclerótica, nefroprotetora, neuroprotetora e hepatoprotetora.

Qual a composição da groselha indiana?

Para tais benefícios presentes no fruto da Amla, o fruto é composto por vários nutrientes e ativos. Entre os compostos do fruto, podemos citar a vitamina C (ácido ascórbico), fitoquímicos bioativos como por exemplo o ácido elágico, ácido chebulínico, ácido gálico , ácido chebulágico, apeigenina, quercetina, corilagina e leutolina, bem como taninos como a emblicanina A, emblicanina B, filaemblicina B e punigluconoína.

Benefícios do óleo de Amla

Além dos frutos da Amla, o óleo essencial extraído do fruto também é rico em benefícios e pode auxiliar no tratamento de diversas doenças. Devido a alta concentração de antioxidantes, estudos experimentais têm mostrado que o óleo de Amla possui efeitos antineoplásico, neuromodulador, modulador da quimioterapia e efeito quimiopreventivo, além de serem observados efeito antiinflamatório e atividade antimutagênica, que são eficazes no tratamento e prevenção do câncer.

Posso usar o óleo de Amla nos cabelos?

O óleo de amla também pode ser aplicado nos cabelos. Inclusive, ele é adicionado em vários condicionadores e cremes para promover o fortalecimento dos fios.

A Emblica possui efeitos colaterais?

Embora seja muito recomendado na medicina indiana, o fruto e o óleo da Amla não é recomendado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes encontrados na planta. Além disso, se consumida em excesso, pode causar algumas reações adversar como constipação, prurido, urticária, inchaço e dificuldade respiratória.
Foto por: Dinesh Valke

Referências

Florien: Emblica Off.
Sciencedirect: Emblica Officinales

Load More Related Articles