Acontece com você? Logo pela manhã, ou a qualquer momento do dia, tomamos uma xícara de café preto e em seguida começa um desconforto seguida de uma dor de barriga, tornando necessária a ida urgente ao banheiro, não é?

Isso é muito comum de acontecer com a maioria das pessoas após a ingestão do café. Esse fato se deve as substâncias presentes no grão, que geram essas contrações no trato gastrointestinal, estimulando a evacuação.

Então, o café faz mal ao intestino?

Muito pelo contrário! Nossa flora intestinal é composta por um conjunto de bactérias que regulam o funcionamento do nosso organismo. Elas possuem como função, a participação em diversos processos, entre eles o auxilio na digestão de alimentos, manutenção do sistema imunológico e controlar nosso humor.

Quando tomamos café, existe um aumento desse número de bactérias. Com esse aumento, o café estimula nosso organismo, auxiliando no combate de doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns tipos câncer.

E porque sentimos dor de barriga quando tomamos café?

Como dito anteriormente, é comum sentir dor de barriga ou necessidade de ir ao banheiro depois de tomar café. Nós acabamos sentindo essa vontade devido as substâncias presentes no café que estimulam o cólon.

Para ter uma ideia do benefício que o café traz para o intestino, existe um estudo dos Estados Unidos mostrando que o consumo regular de café faz bem para o intestino e ainda reduz a gordura no fígado.

Tomar café piora sintomas da gastrite? E intestino preso?

Se tomado na quantidade correta, de acordo com o metabolismo, ele não causa e nem piora gastrite ou qualquer outra doença já preexistente.

Já quem possui intestino preso, não deve tomado com exagero caso possua problemas para evacuar. O café contribui estimulando o intestino, mas não deve ser usado unicamente para este fim. Caso você possua o intestino preso, deve ser atentar a uma alimentação balanceada, rica em fibras e ingerindo bastante água durante o dia, além de chás que ajudam no problema como de cáscara sagrada.
Foto por: Ivan

Referências

Infoescola: Flora intestinal
Revistagalileu: Fatos sobre o café

Load More Related Articles