A insônia é um distúrbio do sono caracterizado por dificuldades em adormecer ou manter-se adormecido durante o tempo desejado. Quem já passou uma noite em claro, virando de um lado para o outro, sabe muito bem como levantou no dia seguinte:  com sonolência, falta de energia, irritabilidade e, em algumas vezes, até com depressão. Separamos uma pequena lista com alimentos que podem auxiliam no controle da insônia e te ajudar a ter uma noite de sono tranquila.


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Alimentos que auxiliam no controle da insônia

Amendoim
Por mais calórico que seja, o amendoim é rico em gorduras poli e monoinsaturadas, além de ser rico em fibras e potássio. Ele ainda conta com vitaminas do Complexo B, que atuam no controle do humor, ajudam na circulação e no emagrecimento. Ainda, se já não bastasse, o amendoim possui triptofano, um aminoácido que não é produzido naturalmente por nosso corpo e que se converte em serotonina. Quem acha que o amendoim possui colesterol, se engana, ele ajuda a reduzir o colesterol ruim. Quem se preocupa com as calorias do alimento, pode ingerir o farelo de amendoim, que possui um menor índice glicêmico.

Iogurte
O iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus. Em um estudo realizado na Universidade da Califórnia, foi concluído que o consumo de probióticos no iogurte reduziu a atividade cerebral em áreas que lidavam com estresse. Além disso, o alimento é ótimo para regular seu intestino.

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Chocolate amargo
O chocolate amargo possui capacidade de combater os radicais livres. Ele é um tipo de chocolate feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite.  De acordo com o Instituto Americano de Câncer, devido ao rico fornecimento de flavonoides no chocolate amargo, eles podem prevenir a doença. Além de regular os níveis de estresse, por reduzir hormônios como o cortisol, que ajuda o organismo a controlar o estresse, reduz inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imune e mantém os níveis de açúcar no sangue constantes.

Banana
banana é uma fruta riquíssima em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes. Graças a Vitamina A e ao betacaroteno, a banana possui a capacidade de reduzir o estresse e a depressão, além de melhorar a visão. Por ser rica em Ferro, a banana também previne a anemia, já que o mineral auxilia na produção de hemoglobina. Além disso, ainda contém o aminoácido triptofano (o mesmo do leite), que se converte em 5-HTP no cérebro. Por sua vez, o 5-HTP é convertido em serotonina e melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal que age no controle dos ciclos de sono e vigília.

Maracujá
Maracujá é uma fruta altamente nutritiva e apresenta diversas propriedades que ajudam no tratamento de várias doenças como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação. A ação ansiolítica do maracujá, se deve a presença de alcaloides e flavonoides, que agem como depressores do sistema nervoso central, trazendo uma ação sedativa, tranquilizante e antiespasmódica da musculatura lisa.

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