As batatas (em geral) fazem parte da refeição de grande parte dos brasileiros e existem diversas opções que, mesmo possuindo nutrientes semelhantes, se diferenciam em suas propriedades. Existem vários mitos e boatos que se espalham envolvendo os benefícios dos tipos de batatas.

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Tipos de batatas

Os tipos de batatas mais conhecidas e consumidas são: a batata inglesa, a batata doce, a batata baroa e a batata yacon.

Batata Inglesa
A batata-inglesa é com certeza a mais utilizada nos pratos dos brasileiros. Nutricionalmente, ela possui um pouco menos de calorias do que a batata-doce e a batata-baroa, é rica em fosforo, vitaminas do grupo B e vitamina C, mas ela é composta praticamente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico, ou seja, não indicado para os diabéticos. Para conservá-la, o ideal é evitar o uso da geladeira porque a temperatura baixa pode alterar seu sabor.

Batata Baroa
Também conhecida por batata salsa ou mandioquinha, a batata baroa é rica em fósforo, betacaroteno, vitamina A e niacina. Ela possui propriedades que contribuem com as fibras dietéticas, as quais são importantes para prevenir e reduzir a obesidade, além de auxiliar no controle dos níveis de açúcar e colesterol, principais fatores determinantes para o funcionamento metabólico. Contrariando muitas opiniões tendenciosas, a batata baroa não é fonte concentrada apenas de carboidratos. Devido à fácil digestibilidade de seu amido, é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.

Batata Doce
A batata doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe e pode ser encontrada facilmente durante todo o ano. Pode fazer parte da alimentação de diabéticos, já que é uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. A batata doce contêm Ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. Ela é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina, Fisiculturistas geralmente preferem ingerir batata doce ao invés da batata inglesa, porque seus carboidratos são consumidos de forma mais lenta durante a digestão, mantendo o nível de energia por mais tempo.

Batata Yacon
Certamente o principal benefício da batata yacon, é o auxilio no emagrecimento. Esse benefício é resultado da ação de uma tipo de carboidrato presente na batata yacon, o frutooligossacárico, que age de forma semelhante as fibras em nosso organismo e por ser um carboidrato complexo, o organismo não consegue quebrar as suas moléculas com tanta facilidade, sendo absorvido mais lentamente. A batata yacon também possui um outro tipo de carboidrato, a inulina, que serve de alimento para as bactérias boas da flora intestinal, estimulando o seu desenvolvimento e favorecendo a saúde do intestino. Com isso as prisões de ventre e o intestino preguiçoso são evitados.
Foto por: United Soybean Board

Referências

Imagens
– http://fabianascaranzi.com.br/como-fazer-chips-de-casca-de-batata-doce/
– http://hy-vee.com

Conteúdo
BemEstar: Veja as diferenças entre os tipos de batatas e para quem são indicadas.
Saude/Abril: Batata doce ou inglesa? Qual a melhor?
Natue: Batata-doce engorda ou emagrece?
Mundoboaforma: Batata baroa engorda ou emagrece?

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