Da família das Amarantáceas, o caruru ou bredo é uma planta silvestre comestível. É um vegetal nativo na maioria das regiões do Brasil. Em muitos lugares ele é classificado como “mato” e é desprezado. Porém, em regiões mais pobres, o caruru é super utilizado e aproveitado seu valor nutritivo.

Origem do Caruru

Não se sabe ao certo sua origem, mas acredita-se que a planta tenha chegado ao Brasil por meio dos africanos, partindo da afirmação de que a culinária africana teve influência na brasileira. Na culinária, as folhas do caruru podem ser usadas em saladas, molhos, refogados e chás. Já seus talos também podem ser usados em panquecas, tortas, bolos e pastéis. E suas sementes são, geralmente, utilizadas para fazer pães.

Valor nutricional

Nutricionalmente, o alimento é rico em vitaminas A, B1, B2, C, ferro, cálcio, mucilagem e potássio. Devido a sua alta concentração de cálcio, ele pode ser empregado na formação dos ossos e dos dentes. Em casos de infecção, ele também pode ser adotado, auxiliando no combate de  infecções de amplos aspectos e problemas hepáticos, eliminando toxinas, fungos e bactérias. Outro componente do alimento é a mucilagem, encontrada em suas folhas. A mucilagem é responsável pela ação laxante da planta.

Como preparar chá do caruru?

Muito conhecido, seu chá pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de algumas doenças, principalmente as que afetam o fígado. Seu preparo pode ser feito a partir da fervura de 100 g da planta (folhas e sementes) em 1 litro de água. Em seguida, deve ser abafado por 10 minutos e ingerida ao longo do dia, no máximo 2 ou 3 xícaras. Na literatura já existente não foram encontrados efeitos colaterais, mas é importante se atentar para não consumir o caruru-bravo, que é tóxico.
Foto por: Tauʻolunga

Referências

– BALBACH, A. As Hortaliças na Medicina Natural –  Caruru.
– Beneficiosnaturais: Os beneficios e propriedades do caruru para saude.
– Chabeneficios: Beneficios do cha de caruru.
– Greenme: EM CHÁ, SALADA OU REFOGADO. VEJA AQUI TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO USAR

Carregar Mais!

Veja Mais!

Conhece os benefícios da Borragem? Ela é conhecida por sua capacidade de proporcionar felicidade e eliminar a melancolia, além de atuar nos sintomas da TPM!

A Borragem, de nome científico Borago officinalis L, é uma planta nativa do Mediterrâneo e…