Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com diabetes no Brasil. No entanto, como o diabetes é silencioso e demora a apresentar sintomas, o número pode ser ainda maior – especialistas estimam em cerca de 15 milhões os diabéticos no Brasil. Além do uso de medicamentos, podemos conciliar alguns alimentos que atuam auxiliando no controle do diabetes.


Produção de Derivados Lácteos

O que é Diabetes?

Popularmente chamada de “açúcar no sangue“, o diabetes é a elevação da glicose na corrente sanguínea, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. E infelizmente, o diabetes ainda não tem cura. O que é possível é controlar a doença e seus sintomas, com o uso de medicamentos e uma vida saudável, com dieta controlada e prática de exercícios físicos regulares. No artigo, serão abordados alguns alimentos que contribuem no controle do diabetes e que podem ser consumidos sem preocupações por diabéticos. Para quem sofre de diabetes tipo 1, a qual se caracteriza porque seu corpo produz pouca ou nenhuma insulina, o chá verde pode ajudar a regular a glicose presente no sangue.

Os compostos do chá verde possuem a ação benéfica diante do diabetes, como os polifenóis, catequina epigalocatequina galato ou EGCG, já que cumprem uma grande função: ajudam a metabolizar o açúcar no organismo, estimulando as células do pâncreas a produzir e segregar insulina em quantidades adequadas para baixar a glicose no sangue. Desse jeito, a glicose pode ser utilizada pelas células como combustível. Para a diabetes tipo 2, o chá verde teria a mesma ação do tipo 1.

Alimentos que atuam no controle do diabetes

beneficios-da-linhacalinhaça é um alimento que quan­do in­ge­ri­do re­gu­lar­men­te ofe­re­ce ao or­ga­nis­mo mui­tos be­ne­fí­cios, como o fortalecimento do sis­te­ma imunológico, con­tro­le do co­les­te­rol e triglicerídeos,  pre­ven­ção de pro­ble­mas car­dio­vas­cu­la­res e al­guns ti­pos de cân­cer, me­lho­ra do fun­cio­na­men­to do in­tes­ti­no, au­xi­lio na es­ta­bi­li­da­de da gli­ce­mia nos dia­bé­ti­cos e na per­da de pe­so, con­tri­bui­ção pa­ra a di­mi­nui­ção da TPM e en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce.

beneficio-canela-200x300De acordo com um estudo da Universidade Estadual Ball (Indiana, EUA),  a canela pode reduzir drasticamente os níveis de açúcar no sangue, diminuindo potencialmente a chance de desenvolver diabetes. Cientistas chegaram à conclusão de que a canela reduz a concentração de glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina, reforçando a capacidade do corpo de afastar o diabetes.

couve-florPesquisadores observaram que os vegetais crucíferos, em geral, são eficazes na prevenção do desenvolvimento de câncer, diabetes tipo 2 doenças cardiovasculares. A Couve-flor contém todos esses benefícios. As propriedades anti-inflamatórias dos vegetais crucíferos é a principal razão pela qual muitos pesquisadores acreditam que a couve-flor, juntamente com demais crucíferos, são tão potentes na prevenção de uma variedade de doenças. O diabetes de tipo 2, por exemplo, pode ser o início de uma inflamação interna excessiva, o que faz com que o corpo se torne resistente à insulina.

laranjaA Laranja é uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Embora, as laranjas sejam doces, na verdade, elas possuem um baixo índice glicêmico (IG). Mas fique alerta! A laranja não deve ser consumida em forma de suco por diabéticos! Ela possui carboidratos simples que podem rapidamente aumentar o índice glicêmico no sangue.

Lembrando de não deixar de lado o controle do diabetes com medicamentos e auxilio de atividades físicas, alimentação saudável e balanceada e hábitos saudáveis.

Referências

– http://br.innatia.com/c-propriedades-cha-verde-pt/a-cha-verde-para-diminuir-a-glicose-no-sangue-5675.html

– http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=6141

– http://www.socesp.org.br/informativos/destaques/?t=243&titulo=canela-e-diabetes#.VWTQtM9Viko

– http://www.adiabeticosjf.com.br/informativos_ler/9/associacao/diabeticos/

Carregar mais
Load More In Química de Alimentos

Veja também

Benefícios da Alcachofra: além de ajudar no controle do colesterol, é diurética e atua contra a má digestão.

Uma planta nativa da região mediterrânea, introduzida no Brasil por imigrantes italianos n…