A pimenta é tipicamente usada em receitas, em molhos quentes, sopas, pratos de carne ou em alimentos grelhados, ganhando sabor característico. Hoje, a pimenta é classificada, também, como um alimento funcional, possuindo substancias que promovem e preservam a saúde.

As pimentas, se consumidas com moderação, podem trazer uma série de benefícios para a saúde, como o auxílio saúde cardíaca, ação antibiótica, anti-inflamatória, ajuda na digestão e ainda são aliadas no emagrecimento, porém o consumo de pimenta deve ser moderado, pois pode causar problemas digestivos graves se consumida com exageros. A maioria dos brasileiros conhecem a pimenta por ser sabor ardido e por seu poder afrodisíaco. Porém, a pimenta podem ser consumida, também, para quem busca a perda de peso. A pimenta é pobre em calorias e contém capsaicina, que age como um termogênico, ajudando a aumentar o gasto calórico e a na redução de gordura. O resultado é a diminuição  dos níveis de colesterol ruim (LDL), evitando o acúmulo de gordura na parede das artérias, protegendo o organismo das doenças cardiovasculares.

pimentas beneficios

A pimenta possui muitas vitaminas e antioxidantes importantes para o organismo, mas deve ser consumida com moderação por quem possui problemas de gastrite ou úlcera, pois uma pequena dose pode irritar ainda mais as paredes do estômago ou piorar os sintomas da hemorroida. Outras substâncias presentes na pimenta é a  vitamina A, conhecida como a vitamina anti-infecção, mantendo a membrana mucosa saudável.

A capsaicina possui, também, propriedades vasodilatadoras, impedindo a formação de coágulos e aumentando o calibre de vasos sanguíneos, beneficiando o sistema circulatório. Esse aumento dos vasos sanguíneos, tem uma ação parecida com o de um estimulante sexual, pois o sangue flui com mais facilidade pelo corpo provocando um aumento dos níveis de endorfina, assim, o organismo reage com uma agradável sensação de prazer e bem-estar, elevando a temperatura corporal e ruborizando a face, propiciando ao afloramento espontâneo da sensualidade.

Créditos às imagens:
* https://www.flickr.com/photos/artur_fotos/12259767776/
* Cecília Morishita – Imagem Original – Facebook

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

A frutose é realmente uma vilã? Entenda o que é frutose, suas características, aplicações e seus malefícios à saúde!

A Frutose, também conhecida por levulose ou açúcar das frutas, possui alto poder adoçante …