A Pita ou, como é conhecida popularmente, a Agave americana, é um arbusto que comumente nasce por toda a parte. As folhas são radicais, possuem feixes grandes, suculentas, grossas e parece que possui agulhões nas pontas. No paisagismo, a pita é uma planta que se encaixa perfeitamente nos jardins tropicais e geométrico. Mas muito além disso, a agave possui diversos benefícios quando consumida em forma de chá.

Benefícios da Pita

Muita gente ainda não conhece seus benefícios, mas ela é considerada uma planta medicinal há anos, principalmente pelo seu papel na produção de tequila e por seu néctar, que se tornou um adoçante alternativo ao açúcar muito comum.

Para que serve o chá de pita?

O chá de pita, ou o chá de agave americana, é muito usado como  medicina natural em distúrbios estomacais e é depurativo. Para purificar o sangue e limpar o estomago, o chá de agave pode ser preparado com suas folhas. Para uma xícara de água, é misturado dois gramas das folhas de pita. Tomar uma xícara por dia basta. Outra alternativa muito conhecida, que cai muito bem e pode ser utilizada para melhorar os sintomas da má digestão e atuar contra problemas estomacais, é preparar o chá de pau-tenente.

Benefício do chá de pita contra anemias

O chá de agave americana ainda é indicada para anemias, quando usado o pó da planta, enfermidades dos rins e do fígado. Além disso, o suco de pita pode ser usado exteriormente e inchações e feridas. E acredite! Devido as saponinas, ela ajuda a combater o colesterol alto.

Uso do gel de agave contra bactérias

O preparo da agave em forma de loção, é indicado para enfermidades dos olhos em geral devidos aos seus fitoquímicos que ajudam a combater certos tipos de bactérias, impedindo que eles entrem no corpo e causem infecções.

Referências

– BALBACH, A. As plantas curam. São Paulo
Curapelasplantas: Pita
https://www.mundoboaforma.com.br/agave-o-que-e-beneficios-para-que-serve-e-como-usar/

    Load More Related Articles