Foto por: Naama ym
A dismenorreia (cólica menstrual)  é caracterizada por uma dor uterina aguda durante o período menstrual, associada a queda dos níveis de progesterona na fase pré-menstruação. Cerca de 90% das mulheres sofrem com as dores causadas pela dismenorreia, que causam além de cólicas, desconforto e sensação de peso no ventre ou nas costas. Para tratar as dores uterinas podem ser incluídos medicações como os anti-inflamatórios ou ainda, o uso de chás que aliviam os sintomas da dismenorreia.

Os chás são ótimas alternativas naturais que auxiliam na diminuição das cólicas menstruais e, podem ainda, ajudar a regular o ciclo menstrual. Na medicina natural, vários tipos de ervas podem ser empregadas na dismenorreia, em especial ervas que possuam propriedades analgésicas ou sedativas, que relaxarão o útero e acalmarão os nervos durante o período menstrual. Algumas das ervas mais usadas para diminuir as cólicas menstruais são o gerânio, a camomila e o jasmim. Alguns tipos de chás como o chá de erva cidreira e o chá de framboesa, que possuem ação contra cólicas intestinas, também podem ser indicados para amenizar as cólicas menstruais.

O chá de camomila, por exemplo, é super utilizado na Inglaterra para regular o ciclo menstrual. A camomila possui um ativo com propriedade antiespasmódica, que relaxa músculos tensos e alivia as dores no corpo e as cólicas menstruais, além de reduzir o estrese. Para preparar o chá de camomila contra cólicas menstruais, deve-se deixar ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar 1 colher de sobremesa das flores de camomila. Após, deixar a infusão em repouso (tampada) por 10 minutos e coar em seguida.

O gengibre também pode ser uma boa solução para aliviar as dores causas pela dismenorreia. O chá de gengibre possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor. Além disso suas substâncias fitoterápicas direcionam o sangue para a região pélvica, aliviando os bloqueios pélvicos. Para preparar o chá de gengibre contra cólicas menstruais, deve-se deixar ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Após, deixar a infusão em repouso (tampada) por 10 minutos e coar em seguida.

Outra erva muito utilizada como tempero, mas que também é eficaz contra cólicas menstruais é o orégano. O orégano possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser aplicado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça. Para preparar o chá de orégano contra cólicas menstruais, deve-se deixar ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar 1 colher de sobremesa das folhas de orégano. Após, deixar a infusão em repouso (tampada) por 10 minutos e coar em seguida.

Por fim, outro chá que ajuda a regular o ciclo menstrual e aliviar as dores causadas pela dismenorreia é o vitex. O vitex é um excelente regulador hormonal, se ingerida sua tintura ou seu chá, ele pode promover o alivio das cólicas menstruais, além de regular os ciclos menstruais. O vitex também é bastante utilizado para auxiliar no tratamento da síndrome do ovário policístico.

Contudo, mesmo que sejam alternativas naturais, o correto é não abusar na dose dos chás indicados e se possível consultar um médico para indicar o melhor tratamento contra a dismenorreia.

Referências

– SILVA, Ivaldo. Dismenorreia. Una-SUS. Especialidade em saúde da família.
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Camomila.
 SHAW, Non. Fitoterapia, guia prático. São Paulo, 1999.
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Gengibre.
– Plantas aromáticas e medicinais – cultivo e utilização – Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro e Rui Cépil Diniz . Londrina: IAPAR, 2008
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Orégano.
– Tratado das Plantas Medicinais – Orégano – Telma Sueli Mesquita Grandi – Belo Horizonte.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

1 Comentário

  1. Luana

    15 de fevereiro de 2016 at 4:18 pm

    O gengibre não sabia q era bom pra cólicas

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Mitos e verdades por trás das propriedades e benefícios do matcha, que promete prevenir pedras nos rins e possuir ação termogênica.

O matcha é preparado através do trituramento das folhas da Camellia sinensis, uma erva de …