Ao ouvirem jiló, muitas pessoas lembram do seu gosto amargo e dizem gostar do alimento, mesmo que nunca experimentou jiló. O sabor amargo do jiló é compensado por vários benefícios presentes no fruto. O jiló protege o sistema cardíaco, combate a halitose e auxilia no emagrecimento.

Embora o jiló pertença a mesma família que o pimentão e a berinjela, o jiló é um fruto, e não legume. O jiló é concentrado em vitaminas A, do complexo B e C. Contem minerais, cálcio, ferro e magnésio, mas seu maior benefício é no combate ao colesterol e à halitose. O jiló protege as artérias, impedindo que o colesterol seja aderido por possuir flavonoides. Possui poucas calorias, sendo um bom alimento para compor sua dieta de emagrecimento. 

O suco de limão com jiló é um exemplo que funciona muito para a perda de peso. O jiló é um bom aliado da sensação de saciedade, contando com muita água em sua composição. Da mesma forma, os benefícios do limão auxiliam bastante na perda de peso pela presença de glutatina, que ajuda a eliminar gordura e também por seu efeito diurético, contribuindo para acabar com inchaço. Se você não tem qualquer problema de digestão, o ideal é beber pelo menos 3 copos do suco de jiló por dia. Mas de nada adianta  tomar litros e mais litros do suco de jiló se você não tiver uma dieta balanceada, utilize o jiló como um acelerador da queima de gordura.

 

Referências

– Rinaldi, Maria Madalena e Marcelo Pinheiro Gonçalves 2008 Características físico-químicas, nutricionais e vida útil de jiló. Universidade Estadual de Goiás

– BALBACH, A. As Hortaliças na medicina natural.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

5 Comentários

  1. Simone da Cruz

    30 de julho de 2015 at 10:15 pm

    sera que em macrese mesmo e naõ fas mal a saude gilo com limaõ

    Reply

    • Química Alimentar

      30 de julho de 2015 at 10:42 pm

      Olá Simone! Agradecemos a visita e o contato.
      O suco, assim como o limão e o jiló, se estiver aliado a bons hábitos alimentares, pode sim ajudar no emagrecimento. Ambos trazem saciedade e são diuréticos. O suco, em tese, não faz mal. Poderá fazer mal se você tiver algum problema estomacal (como úlceras e indisposição à alguns dos alimentos).
      No site existe alguns artigos relacionados ao uso do limão e seus benefícios.
      Grande abraço!

      Reply

  2. Sonia

    21 de outubro de 2015 at 10:49 pm

    boa noite Como se prepara qual a quantidade

    Reply

    • Química Alimentar

      26 de outubro de 2015 at 11:16 pm

      Boa noite, desculpe a demora! 🙂
      Depende um pouco do seu gosto para limão e jiló!
      Caso goste de ambos, pode preparar na proporção 3:2 – Limão x Jiló -.
      Esprema em um liquidificador o suco do limão e adicione o jiló (bem lavado, com casca e sem o “fundo”, aquela pontinha.) junto ao suco. Bata até misturar bem. Beba sem coar!
      Caso não tenha experimentado ainda, aconselho ir devagar. O gosto não é muito dos bons, rsrs. 🙂

      Reply

  3. Sueli

    15 de fevereiro de 2016 at 4:03 pm

    Estou tomando o suco de jiló e senti bons resultados.
    Gostei de saber mais.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Desprezado em algumas regiões, o Caruru possui alto valor nutricional e pode ser utilizado em casos de deficiência de cálcio e vitaminas, e contra infecções.

Da família das Amarantáceas, o caruru ou bredo é uma planta silvestre comestível. É um veg…