Por ser azedo, tendo característica acida, muitas pessoas acham que o limão causa danos ao estomago, sendo evitado o consumo quando se está com acidez no estomago, conhecida por azia, ou com problemas digestivos. A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico (HCl).

O limão mesmo possuindo seu caráter acido, com presença de citratos e acido cítrico, quando é ingerido, deixa de apresentar propriedade ácida, por estimular a produção de citratos e sais alcalinos, promovendo uma rápida neutralização da acidez localizada e causando um deslocamento no equilíbrio químico do ácido clorídrico no estômago com seus íons em meio aquoso. Esse equilíbrio é mostrado a seguir:

HCl(aq) ↔ H+(aq) +Cl-(aq)

Seguindo o principio de Le Chatelier, quando ingerimos o limão, ele aumenta a quantidade de íons H+(aq) no estômago e o equilíbrio é deslocado no sentido de consumir os íons H+(aq) , que são os que caracterizam limao_refrigerantea acidez. Portanto, o equilíbrio se desloca no sentido inverso de produção do ácido clorídrico. Esse deslocamento é extremamente rápido, diminuindo a acidez do estômago. Além disso, os sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue. Possuindo uma ação igual aos efervescentes vendidos em farmácias que contem em sua composição bicarbonato de sódio a carbonato de sódio. O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um composto que ao entrar em contato com o ácido clorídrico, presente no suco gástrico do estômago, faz o acido ser neutralizado, como descrito na reação:

NaHCO3 + HCl  → NaCl + H2O + CO2

O ácido cítrico do limão age como um bloqueador de prótons e possui uma ação parecida a de um Omeprazol Natural. O Omeprazol é um remédio alopático cuja função é bloquear prótons (acidez). O suco do limão é um agente tamponante, que funciona como um bloqueador de prótons “natural”, neutralizando ácidos e estabilizando o meio em pH levemente alcalino, ocorrendo a dificuldade da presença de bactérias, possuindo uma função como a de um antibiótico natural, além de funcionar, também, como um cicatrizante das mucosas agredidas pela acidez, proporcionando um ambiente favorável à cura das úlceras.

Mas atenção! Esses benefícios são fornecidos apenas com o consumo do suco do limão puro ou misturado com água. O consumo do suco de limão adoçado e com outros aditivos pode até piorar a situação da acidez. Sendo assim, não deixe de procurar orientação médica caso seu problema de acidez no estomago seja crônico.

Referências

– BALBACH, A. As frutas na medicina natural. São Paulo.
– IAMONI, Raunei. A cura pelos remédios caseiros.
– http://www.docelimao.com.br/site/component/content/article.html?id=584:Digest%C3%A3o,%20gastrite,%20%C3%BAlcera,%20refluxo%20esof%C3%A1gico,%20azia,%20acidez

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Alimentação colorida? Saiba quais benefícios cada cor de alimento traz para seu organismo.

Não é de hoje que sabemos a importância para nossa saúde manter uma alimentação equilibrad…