Foto por: Etienne FAT 
É “tiro e queda”, não é? Foi comer aquela fritura, aquele empadão ou até aquele churrasquinho do final de semana e minutos depois está com aquele baita mal estar. “Os sintomas da má digestão, como azia e arrotos frequentes, podem surgir após qualquer refeição, principalmente quando a alimentação foi rica em carnes e gorduras, pois elas passam mais tempo no estômago para serem digeridas.[tuasaude.com¹]
Para aliviar e tratar os sintomas da má digestão, podem ser usados medicamentos ou alternativas naturais, como chás e frutas com propriedades digestivas.





Chás com propriedades digestivas

Boldo - Má digestão

Boldo
É uma planta medicinal muito conhecida e utilizada para ajudar a combater, principalmente, sintomas da má digestão. Isto, devido á substâncias como a lactona e boltina, que ajudam no processo da digestão dos alimentos, na digestão de gorduras, além de favorecer no bom funcionamento do fígado. E não para por ai! O chá de boldo ainda pode ser usado no auxilio do emagrecimento, por possuir propriedades diuréticas.
Contudo, o uso do chá de boldo deve ser moderado. 

cascara-sagrada

Cáscara-Sagrada
É uma erva composta por propriedades laxativas e digestivas devido aos compostos antraquinônicos presentes na planta, devido a esta razão é indicada nos casos de má digestão. Suas substâncias fazem com que a bile derreta a gordura consumida e facilite sua eliminação.
Seu uso é contraindicado para gestantes, lactentes e mulheres que estão no período menstrual.

Hibisco - Má digestão

Hibisco
Na medicina tradicional, é utilizada como diurético, para tratamento de desordem gastrointestinal, infecções hepáticas, febre e hipertensão.
O chá de hibisco é rico em substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos orgânicos que contribuem ativamente para a saúde, e está sendo utilizado no auxílio do processo de emagrecimento.

Poejo - Má digestão

Poejo
O poejo (Mentha pulegium), possui aroma idêntico a hortelã e é muito conhecido por suas propriedades medicinais, podendo ser aplicado no tratamento de diversas doenças como diabetes, má digestão, gripes e resfriados.
chá de poejo conta com propriedades antiespasmódicas, antissépticas, vermífugas, digestivas, antirreumáticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, carminativas, expectorantes, calmantes, entre outras. Seu principal principio ativo é a pulegona.

Referências

– tuasaude: Saiba os sintomas e como tratar a má digestão.
– BALBACH, A. As Plantas Curam. Ed.1. São Paulo
– FRUTUOSO, V. Plantas e ervas que curam. São Paulo
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Boldo.
– http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/boldo-do-chile-peumus-boldus.html
– Ruiz, T. G. Ana Lúcia, Taffarello, Denise I, et al, Farmacologia e Toxicologia de Peumus boldus e Baccharis genistelloides, Revista brasileira de Farmacognosia, vol.18, no.2, João Pessoa, 2008.
– INFARMED (2006). «Plantas Medicinais de A a Z reacções adversas». Boletim de Farmaco Vigilância. 10 (4): pag. 4
– Saúde em Foco, Edição nº: 07/Ano: 2015. HIBISCO E O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Carregar Mais
Carregar Mais Dietas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …