O quiabeiro (Abelmoschus esculentus) é uma planta que pertence a família da Malvaceae. Ele é um arbusto que pode atingir cerca de três metros de altura e produz um fruto muito conhecido por sua baba: o quiabo. Mesmo possuindo vários nutrientes e benefícios, ele não é muito apreciado na alimentação brasileira por soltar uma gomosidade quando cozido, que lembra uma baba.

Quais os nutrientes que estão na composição do Quiabo?

O Quiabo é um fruto composto por vários nutrientes que proporcionam benefícios para nossa saúde. Ele é rico em vitamina A, C e B1 e minerais como o cálcio, fibras e proteínas. Além disso, ele também conhecido por suas propriedades medicinais, podendo auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Quais os benefícios do Quiabo?

Entre as propriedades mais conhecidas, podemos citar sua capacidade de atuar como anti-helmíntico, antiparasitário e demulcente. Tais propriedades induzem o fruto a ser indicado no tratamento de enfermidades como diarreia, verminoses, disenteria, inflamações e irritação do estômago, além de ser benéfico para os rins e intestino.

O Quiabo sacia a fome?

Sim, o fruto é um alimento rico em fibras. As fibras presentes no fruto se combinam com outros alimentos presentes no estomago e desaceleram a passagem para o intestino e absorção na corrente sanguínea. Essa digestão desacelerada melhora o equilíbrio da glicose no sangue.

O quiabo é bom para diabetes?

Por mais benefícios que estejam presentes no fruto, a água de quiabo não deve ser utilizada como única fonte para controlar o diabetes. Um estudo recente, realizado por alunos da Unicamp, constatou que a ingestão regular da farinha de Quiabo pode auxiliar na diminuição e controle dos níveis de glicemia. Porém, em todos os casos, os pacientes não deixaram de tomar medicação controlada.
Foto por: SantaRosa OLD SKOOL

Referências

Mundoeducação: Propriedades do fruto da Abelmoschus esculentus
Afe: Benefícios do fruto da Abelmoschus esculentus
DrauzioVarella: Água com quiabo não cura o diabetes

Load More Related Articles