Pertencente à família Actinidiacea, o kiwi é um fruto de aparência e sabor bem característico. Além de ser deliciosa, a fruta também é rica em macronutrientes e fitoquímicos, que garantem ótimos benefícios para nossa saúde. Seu consumo pode ser naturalmente inteiro, em saladas, sanduíches, sobremesas e em sucos. É um alimento muito cobiçado em dietas devido aos teores de minerais e vitaminas, principalmente a vitamina C.

Nutrientes presentes no Kiwi

O kiwi é uma fruta composta por vários nutrientes e vitaminas. Entre as principais vitaminas que estão presentes no fruto, a vitamina C é a mais importante, exercendo função antioxidante e combatendo danos e o envelhecimento precoce das células. Além disso, comer kiwi fornece fibras, minerais como o magnésio e cobre, vitamina B6, niacina, vitamina E, riboflavina, cálcio, zinco, ferro, potássio, fósforo, pectina, ácido fólico e vitamina A.

Quais são os benefícios de comer Kiwi?

Os vários nutrientes presentes no kiwi, dão ao fruto diversos benefícios para nossa saúde após seu consumo. As suas fibras, por exemplo, favorecem a ação intestinal, produzindo glicose e ajudando na prevenção do surgimento de doenças como a diabetes e a obesidade. Por outro lado, a enzima actinidina, auxilia na absorção das proteínas ingeridas de outros alimentos como a carne branca ou vermelha, cereais, legumes, ovos e leite.

O consumo do kiwi fortalece o sistema imunológico

Devido a combinação das vitaminas A e E, que compõe a fruta, temos uma diminuição na incidência de doenças cancerígenas e circulatórias, incluindo as coronárias, além de melhorar o desempenho do sistema imunológico. Uma pesquisa da Universidade de Teikyo, no Japão, indicou que, graças aos polifenóis, o kiwi também pode ser uma aliado na prevenção da arteriosclerose, caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das paredes das artérias.

Quem sofre de insônia pode comer kiwi a noite?

Você sabia que pessoas que possuem uma certa dificuldade para dormir durante a noite evitam o consumo de uma série de alimentos antes de dormir? Se você faz parte desse grupo, saiba que o kiwi pode ser consumido durante a noite, inclusive antes de dormir. Uma pesquisa publicada no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, evidenciou que o consumo da fruta antes dormir melhorou muito a qualidade do sono de pessoas que possuíam alguma dificuldade para dormir.

Eles suspeitaram que o fator que levou a essa indução ao sono foram os altos níveis de antioxidante e serotonina presentes no kiwi. Além disso, o triptofano presente no fruto, ajuda a melhorar o humor, aumenta a aprendizagem, regula o apetite e deixa a memória mais clara.

Diabéticos podem comer o kiwi sem medo!

Quem possui diabetes pode tirar muito proveito do consumo do kiwi. Devido ao seu alto teor de fibras e baixo índice glicêmico, ele ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, além de promover a sensação de saciedade por mais tempo.

O intestino também agradece o consumo do kiwi!

Estudos mostram que as suas fibras também possuem uma grande capacidade de reter água, auxiliando na formação do bolo fecal e equilibrando o trânsito intestinal. Além disso, a enzima que compõe o fruto, auxilia na digestão das proteínas.
Foto por: Tekke

Referências

Saúde/Abril
Terra: Vida e Estilo
Minhavida
CentralnacionalUnimed
RAIMUNDO BENEDITO MENDES DE SOUSA: DETERMINAÇÃO DE MACRONUTRIENTES NO KIWI.

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