Foto por: Wellness GM
Atualmente a prevenção ainda é o melhor remédio contra a diabetes, colesterol alto, tumores, intestino preso, entre tantas outras doenças. Os alimentos citados a seguir, contribuem positivamente para a prevenção de controle de diversas doenças.

Berinjela
A berinjela é composta por uma substância chamada saponina, que possui função detergente, ou seja, ela quebra moléculas de gordura presentes do sangue, impedindo sua absorção. Pode ser utilizada como calmante, alcalinizante, pode reduzir o colesterol, é diurética, é um remédio excelente para o estomago e o fígado. Exteriormente suas folhas podem ser usadas em queimaduras e herpes. Quem busca emagrecimento, pode preparar o suco de berinjela, conhecido como água de berinjela.

Ameixa
A ameixa é rica em fibras e, graças a isso, é muito procurada por pessoa que sofrem com intestino preso. Em sua composição, há especialmente pectina que é a maior responsável por sua ação laxante. eu uso também é eficaz para quem sofre com o ácido úrico e demais enfermidades causadas pela má alimentação (muitas vezes rica em gorduras) e desintoxicação do intestino. O consumo de ameixas frescas é indicado contra as hemorroidas e hipocondria. Por ser diurética também é indicada para problemas urinários.

Damasco
O damasco é rico em potássio, mineral que controla a pressão arterial e mantém o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, o fruto também é ótimo para ajudar na eliminação de toxinas. Porém é preciso ficar atento quanto a ingestão do damasco, pois nem todas pessoas podem consumi-lo em função da fruta ser composta por salicilato natural, que é o principal ingrediente das aspirinas.

Abacaxi
As principais propriedades do abacaxi são sua ação diurética e anti-inflamatória. Ele é rico em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro e fosforo, e fibras. Por sua ação diurética, ele pode ser um aliado nas dietas, eliminando o inchaço. Além disso o abacaxi é composto pela enzima bromelina, que contribui à saúde do intestino, reduzindo inchaços e úlceras, pois reage para a remoção de tecidos mortos e danificados, além de contribuir para a redução de acúmulo de água no pulmão.

Caqui
O caqui já maduro, é uma fruta rica em vitaminas E, A e C – que auxiliam na defesa e manutenção do organismo e atuam como antioxidantes – e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, além de ativos como os taninos, licopenos e pectinas. As pectinas presentes no caqui possuem efeito ansiolítico e, junto com as fibras, melhoram o funcionamento do intestino, podendo atuar, também, como um laxante natural.

Maçã
A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.  Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen. A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões.

Além dos alimentos citados a cima, outros que devem ter atenção merecida quanto as propriedades presentes são: a tâmara, um fruto rico em potássio que ajuda no equilíbrio de sódio no organismo, prevenindo doenças cardíacas, além de ser rica em fibras, e o espinafre. O espinafre pode auxiliar na prevenção do aparecimento de tumores, fortalece o sistema imunológico e ainda regula o intestino.

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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