O colágeno, é uma proteína fibrosa encontrada, principalmente, nos tecidos conjuntivos do corpo tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, músculos e na córnea dos olhos. O colágeno possui como função, manter a resistência e elasticidade dos tecidos. Com a fase adulta, o organismo sofre uma diminuição na produção de colágeno, sendo necessária sua reposição. Porém, não é necessário tomar suplementos a base de colágeno para conseguir essa reposição, basta apenas seguir uma boa alimentação.

Além do colágeno natural, encontrado nos alimentos, a indústria também desenvolve um colágeno já pronto para uso, o colágeno hidrolisado. O colágeno hidrolisado é obtido através do processo de hidrólise, ou seja, a cadeia proteica de colágeno se quebra em um ponto, agregando uma molécula de água em sua estrutura. A cadeia proteica de colágeno é constituída pelos aminoácidos Glicina, Prolina, Arginina e Hidroxiprolina. Porém, o colágeno possui ausência da maioria dos aminoácidos essenciais como, por exemplo, o triptofano. Essa ausência faz do colágeno uma fonte proteica pobre para a dieta humana, mas com diversos benefícios. O colágeno pode ser classificado em doze tipos, sendo eles:

Colágeno Tipo I: É o tipo mais comum, aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso, sempre formando fibras e feixes.

Colágeno Tipo II: Esse tipo de colágeno é encontrado na  cartilagem elástica e hialina, discos intervertebrais e nos olhos. A suplementação desse tipo de colágeno é indicado para tratamento de artrose, por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.

Colágeno Tipo III: Esse tipo de colágeno constitui as fibras reticulares e esta presente no músculo liso, no endoneuro, nas trabéculas dos órgãos hematopoieticos, artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino.

Outros tipos de colágeno (IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII) podem ser encontrados em outras partes específicas do corpo e possuem funções parecidas com outros tipos já citados.

O consumo do colágeno feito por suplementação ou por ingestão de alimentos, promove diversos benefícios ao organismo. O principal benefício do colágeno é a elasticidade e firmeza da pele, alguns estudos realizados comprovaram a eficácia da proteína, que pode auxiliar até na prevenção  e no tratamento de estrias e celulites. Além desse benefício, o colágeno também ajuda no emagrecimento por ser um proteína fibrosa, isso faz com que processo de digestão seja mais lento do que outros alimentos, além de promover um gasto calórico com essa digestão e saciar a fome. Quem pratica musculação, também pode sentir os efeitos do colágeno. O colágeno faz com que seja produzido mais creatina e arginina, que são aminoácidos essenciais para o crescimento muscular. Unhas e cabelos também se proporcionam dos efeitos do colágeno. A proteína  está presente na fibra capilar e ajuda no crescimento dos fios, além do fortalecimento e crescimento das unhas.

Alguns exemplos de alimentos, que possuem colágeno e devem ser consumidos por quem busca a reposição da proteína sem o uso de suplementos a base de colágeno hidrolisado, são:

Gelatinas: A produção de gelatina pode ser realizada a partir de tecidos conjuntivos (peles) de animais, tais como suínos ou bovinos, ou ossos de animais provenientes, sendo ricos em colágeno.

gelatina

Carnes e ovos: Por serem fontes ricas em proteínas, estimulam a produção do colágeno.

carne e ovos

Frutas cítricas, vermelhas e vegetais de cor verde: As frutas cítricas, vermelhas e vegetais de cor verde são ricas em vitamina C, que contribui com a síntese de proteínas, que será transformada em colágeno.

frutas vermehas citricas

Castanhas, nozes, aveia e amêndoas: São alimentos fonte de vitamina E, que ajudam na formação de colágeno, ácidos graxos poli-insaturados e silício que auxiliam na manutenção da vitalidade da pele.

castanhas

Vegetais de cor laranja: Claro, o betacaroteno! Alimentos de cor laranja são ricos em vitamina A, que  é capaz de restaurar e regenerar o colágeno que foi danificado.

cenoura

Alho: Por possuir enxofre, taurina e o ácido lipoico, o algo ajuda na  formação e reconstrução do colágeno.

alho

No entanto, a partir dos 35 anos, além do consumo de alimentos que contenham ou ajudem na produção de colágeno, pode ser feito o uso de suplementação a base de colágeno hidrolisado. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 9g de colágeno por dia para indivíduos adultos. Pode-se comprar o colágeno hidrolisado na farmácia, farmácia de manipulação ou lojas especializadas em produtos naturais. Se deseja comprar pela internet o colágeno hidrolisado, recomendamos a compra pela loja parceira do site, que pode ser feita através do link a seguir: Colágeno Hidrolisado Clinical Skin!

Referências

– Damodaran S, Parkin KL, Fennema OR. Química de alimentos de Fennema. 4. ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2010.
– Wolf KL. Propriedades físico-químicas e mecânicas de biofilmes elaborados a partir de fibra e pó de colágeno [dissertação de mestrado]. São José do Rio Preto (SP): Universidade Estadual Paulista; 2007.
– Wolf KL, Sobral PJA, Telis VRN. Physicochemical characterization of collagen fibers and collagen powder for self-composite film production. Food Hydrocoll. 2009;23(7):1886-94.
– Lee CH, Singla A, Lee Y. Biomedical applications of collagen. Int J Pharm. 2001;221(1-2):1-22.
– http://www.bolsademulher.com/corpo/colageno-e-essencial-para-pele-cabelos-e-musculos
– http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-10-30/muito-alem-da-pele-colageno-e-essencial-para-articulacoes-veja-como-consumir.html
– Gleidiana Rodrigues Gonçalves, Maria Auxiliadora Silva Oliveira, Raulzito Fernandes Moreira, Daniel de Brito. BENEFÍCIOS DA INGESTÃO DE COLÁGENO PARA O ORGANISMO HUMANO. REB Volume 8 (2): 190-207, 2015

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
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