Nativa da Europa, a Veronica officinalis L. possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de diversas doenças, desde doenças respiratórias até estomacais, por exemplo. Por outro lado, saiba que dependendo da região, ela é conhecida por vários nomes populares tais como Verônica-macho, Erva-dos-leprosos, Verônica-da-Alemanha, Chá-da-Europa e Verônica-das-farmácias. Em segundo lugar, suas principais propriedades são seu efeito diurético, tonificante, adstringente, é digestiva, expectorante (podendo ser indicada no tratamento da tosse e do catarro), antimicrobiana, anti-hemorroidal, depurativa e antitussígena. Além disso, o chá de verônica também pode ser aplicado em casos de inflamação mucosa oral e da faringe, um santo remédio para proteger o fígado e atuar como um calmante.


Diabetes

Principais ativos químicos que compõe a Verônica

Assim como, suas propriedades medicinais da Verônica se dão aos ativos que compõe a planta, podemos citar a aucubina, taninos, saponinas, sais minerais, ácidos orgânicos, acéticos, tartárico e flavonoides.

Indicações de uso da Verônica

Em primeiro lugar, se você pensa que somente se pode preparar o chá da Verônica, está enganado(a). Além do chá, ela ainda pode ser aplicada no preparo de cremes, plasmas e, caso seja extraído seu óleo essencial, em gargarejos, por exemplo. Para gargarejos, adicione 3 gotas do óleo essencial de verônica em meia xícara de água.

Preparo do chá de Verônica

Neste caso, seja necessário apenas 2 ingredientes: folhas secas ou pó da verônica e água fervente. Inicie a fervura da água e em seguida adicione 3 colheres do pó seco da planta ou 30 gramas das folhas, se estiverem secas. Deixe a infusão tampada por aproximadamente 10 a 15 minutos. Coe antes de iniciar o uso. A dose recomendada é de 3 a 4 xícaras por dia.
Foto por: Andreas Rockstein

Referências

– BALBACH, A. As plantas Curam: Verônica.
Beneficiosdasplantas: Veronica
biorede: Veronica-Planta
fortissima: aprenda a preparar receitas com a verônica

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

Cáscara Sagrada: comumente utilizada como laxante para o tratamento da constipação intestinal.

Popularmente conhecida por intestino preso e prisão de ventre, a constipação intestinal é …