Nativa da Europa, a Veronica officinalis L. possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de diversas doenças, desde respiratórias até estomacais. Dependendo da região, ela é conhecida por vários nomes populares tais como Verônica-macho, Erva-dos-leprosos, Verônica-da-Alemanha, Chá-da-Europa e Verônica-das-farmácias. Suas principais propriedades são seu efeito diurético, tonificante, adstringente, é digestiva, expectorante (podendo ser indicada no tratamento da tosse e do catarro), antimicrobiana, anti-hemorroidal, depurativa e antitussígena. Além disso, o chá de verônica também pode ser aplicado em casos de inflamação mucosa oral e da faringe, proteger o fígado e atuar como um calmante.

ANÚNCIOS
Diminua Diabetes

Principais ativos químicos que compõe a Verônica

Tais propriedades medicinais da Verônica se dão aos ativos que compõe a planta. Entre as substâncias, podemos citar a aucubina, taninos, saponinas, sais minerais, ácidos orgânicos, acéticos, tartárico e flavonoides.

Indicações de uso da Verônica

Se você pensa que somente se pode preparar o chá da Verônica, está enganado(a). Além do chá, ela ainda pode ser aplicada no preparo de cremes, plasmas e, caso seja extraído seu óleo essencial, em gargarejos. Para gargarejos, adicione 3 gotas do óleo essencial de verônica em meia xícara de água.

Preparo do chá de verônica

Neste caso, seja necessário apenas 2 ingredientes: folhas secas ou pó da verônica e água fervente. Inicie a fervura da água e em seguida adicione 3 colheres do pó seco da planta ou 30 gramas das folhas, se estiverem secas. Deixe a infusão tampada por aproximadamente 10 a 15 minutos. Coe antes de iniciar o uso. A dose recomendada é de 3 a 4 xícaras por dia.
Foto por: Andreas Rockstein

Referências

– BALBACH, A. As plantas Curam: Verônica.
Beneficiosdasplantas: Veronica
biorede: Veronica-Planta
fortissima: aprenda a preparar receitas com a verônica

Carregar Mais
Carregar Mais Plantas & Ervas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Ora-pro-nóbis: Conheça os atributos nutricionais e culinários por trás desta consagrada planta!

Considera uma planta de alto valor nutricional e biológico, a Pereskia aculeata (Ora-pro-N…