Da família das Peperáceas, a Pariparoba (Piper umbellatum), também conhecida por Capéua, aguaxima, malvaisco, caaepeba ou capeba, é um arbusto que comumente alcança até um metro e meio de altura. Além disso, ela possui folhas largas, grandes e cordiformes. O chá preparo com suas folhas, por exemplo, possui vasta indicação na medicina caseira, seja para estimulação das funções estomacais e ainda auxiliar no combate a doenças do fígado, entre outros.

Compostos químicos presentes na Pariparoba

Antes de tudo, as propriedades medicinais na Pariparoba se dão aos compostos ativos que compõe a planta, entre eles podemos citar o nerolidilcatechol, os flavonoides, as lactonas diterpênicas, as saponinas, os fitosteróis, os polifenóis, os taninos, além de óleos essenciais compostos por carquejol, acetato de carqueja, nopineno, α e β cardineno, eudesmol, calameno e eledol.

Pariparoba e sua ação antibacterina

De acordo com estudos realizados pela Unicamp, utilizando o extrato da Pariparoba, confirmaram sua eficácia contra a bactéria Helicobacter pylori, conferindo ações antibacterianas. Essa propriedade se dá em razão, principalmente, pela presença do composto nerolidilcatechol, que além de ser um agente antibacteriano e também possuir ação antioxidante.

Seus compostos ativos podem ajudar a inibir o melanoma

Acredite! Assim também, os compostos extraídos da Pariparoba ajudam a proteger a pele contra a forma mais agressiva do câncer de pele: o melanoma. Ou seja, testes pré-clínicos concluíram que um composto extraído da pariparoba é capaz de inibir o desenvolvimento do melanoma. E adivinha qual substância é? Novamente o nerolidilcatechol. Por enquanto as pesquisas foram feitas apenas em cobaias não humanas, por isso não se sabe ainda como ela pode ser utilizada para atuar no tratamento da doença.

Prevenção de úlceras gástricas utilizando a raiz da Pariparoba

Assim também, uma pesquisa recente realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a partir de testes em animais com o extrato da raiz, evidenciou uma grande redução na lesão provocada pelas úlceras.

Outros benefícios conhecidos da Pariparoba através da medicina natural

Além disso, outras propriedades e benefícios evidenciados através de pesquisas, também são conhecidos vários outros benefícios fornecidos pelo chá preparado com as folhas secas da planta. As principais propriedades encontradas são sua ação diurética, atua como um agente contra doenças do fígado, inchaços e inflamações das pernas, por exemplo.

Igualmente, estimula as funções estomacais, hepáticas, pancreáticas e do baço. Algumas pessoas indicam o chá de pariparoba para infecção urinária, por exemplo. Além disso, ela alivia também a azia, a má digestão, fermentação intestinal. por outro lado, se aplicada externamente, também há relatos de benefícios em casos de feridas, furúnculos e no processo da cicatrização.

Indicações de uso da Pariparoba

Infusão ou decocção: Misture 30 g das folhas secas em 750 ml de água fervida. Tomar 3 xícaras, das de chá, diariamente.
Garrafada de vinho: macerar 2 colheres das de sopa de raiz em 1 garrafa de vinho branco por 15 dias. Tomar 1 cálice antes das principais refeições como estimulante da digestão.

Contraindicações e cuidados

Embora suas substâncias sejam benéficas à saúde, se seu uso for prolongado e ingeridos em doses acima da indicada pode causar náusea, vômitos, cólicas, diarreia, tremores, suor elevado e cefaleia.
Foto por: Dinesh Valke

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam: CAPEBA.
ESTEVES, B. Avaliação da Atividade Anti-inflamatória e anti-tumoral dos extratos de PIPER UMBELLATUM.
PlantaMed.: PARIPAROBA
G1.globo: Peper U. e seu uso contra ulceras.
EstadodeMinas: Planta PARIPAROBA é capaz de inibir o melanoma.
aunUSP Extrato de Pariparoba.
FLORIEN: Pariparoba.

Carregar mais
Load More In Plantas & Ervas

Veja também

Benefícios da Alcachofra: além de ajudar no controle do colesterol, é diurética e atua contra a má digestão.

Uma planta nativa da região mediterrânea, introduzida no Brasil por imigrantes italianos n…