Dependendo da região, o gervão pode ser também conhecido por aguará-podá, ervão, gerbão, gervão-azul, gervão-folha-de-verônica, gervão-roxo, rinchão, urgebão, vassourinha-de-botão, verbena ou verbena-azul. Desde 1898, o chá de gervão é utilizado como agente medicinal, principalmente pelos indígenas.


Produção de Derivados Lácteos
.

Benefícios do Chá de Gervão

Todas as partes da planta podem ser usadas para preparar sua infusão. A infusão do gervão é composto por diversos ativos químicos que geram benefícios ao organismo, entre eles estão os verbascosídeos, ácidos clorogênico, g-aminobutírico, cafêico e ursólico; A dopamina, N-dotriacontano, hentriacontano, ipolamida, N-nonacosano, N-pentriacontano, a-espinasterol, tafetalina, fridelina, hispidulina, escutelareína, estarquitafina, citral, geraniol, verbenalina, dextrina e ácido salicílico. As substâncias presentes no gervão proporcionam a planta propriedade analgésica, antibacteriana, antiespasmódica, anti-hemorroidária, anticatarral, anti-inflamatória, antirreumática, antiasmática, antioxidante, cicatrizante (raiz), diurética, febrífuga, hepática (raízes), laxante, sudorífica, sedante, tônica e vermífuga. Tais propriedades podem auxiliar no tratamento de afecções renais e gástricas, além de melhorar crises de bronquite e cefaleias. O chá da planta pode ainda ajudar no tratamento de febres, tosses, gripes, resfriados, rouquidão, asma, ulcera, azia,  Externamente, as raízes e as folhas do gervão atuam como um ótimo cicatrizante e ameniza furúnculos – neste caso, amasse as folhas e raízes frescas e aplique nas regiões afetadas.

Preparo do Chá de Gervão

O preparo do chá de gervão deve ser feito a partir de uma infusão de suas folhas. Em 500 ml de água fervente, devem ser colocadas duas colheres de sopa da planta. Em seguida, a infusão deve ser deixada em descanso e abafada por 10 minutos. Após os 10 minutos, a infusão deve ser coada. A indicação da dose do chá de gervão é de duas a três xícaras por dia!

Contraindicações

O chá é contraindicado para mulheres grávidas (risco de abortos) e pacientes com  com hipotensão arterial, devido à sua propriedade vasodilatadora. Pacientes com histórico de alergia a aspirina também devem evitar o gervão, devido a traços de ácido salicílico presentes na planta.
Foto por: Jayesh Patil

Referências

-BALBACH, A. As Plantas Curam – Gervão.
–  Ervanarium – Gervão.
–  Chábeneficios – Chá de Gervão, confira os beneficios.

Carregar Mais!

Veja Mais!

Conhece os benefícios da Borragem? Ela é conhecida por sua capacidade de proporcionar felicidade e eliminar a melancolia, além de atuar nos sintomas da TPM!

A Borragem, de nome científico Borago officinalis L, é uma planta nativa do Mediterrâneo e…