[sg_popup id=”20693″ event=”onLoad”][/sg_popup]O gengibre e o guaco são algumas da plantas mais conhecidas que possuem um  grande potencial terapêutico, ainda mais se tratando de doenças respiratórias, infecções e inflamações. Quando preparada uma decocçao com as plantas, o resultado é um chá com inúmeras propriedades medicinais.



O chá de gengibre com guaco possui propriedade descongestionante, tônica, expectorante, eupéptica, afrodisíaca, digestiva, carminativa, sudorífera, antibiótica, broncodilatadora, fungicida, anticoagulante,vasodilatadora, espasmolítica e antitrombótica. Os principais ativos presentes no chá são os flavonoides, as cumarinas, os terpenos, a guacina, os glicosídios, as resinas e os tanino, além do óleo essencial do gengibre composto por canfeno, gingerolfelandreno, zingiberenozingerona. O gingerol possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico.



Para preparar o chá de gengibre com guaco é recomendado que se prepare uma decocção das plantas, ou seja, o cozimento delas.  Em uma panela com água, deve ser colocado o gengibre ralado e as folhas do guaco. A panela deve ficar ao fogo até que a água comece a fazer bolinhas, sendo necessário desligar antes de levantar fervura. Após desligar, deixar a decocção descansando e coar antes de beber.O consumo do chá de gengibre com guaco deve ser evitado por gestantes, indivíduos com cálculos biliares, mulheres com menstruação abundante, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alérgicas. É importante salientar que o guaco pode interferir na coagulação sanguínea. Portanto, deve ser evitado por quem que utiliza anticoagulantes. O consumo excessivo de ambas as plantas pode resultar no aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo , taquicardia, vômitos e diarreia.

Referências

– BALBACH, A. As plantas Curam – Gengibre; Guaco.
– FRUTUOSO, V. Plantas e Ervas Medicinais – Guaco.
– Plantas aromáticas e medicinais – cultivo e utilização – Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro e Rui Cépil Diniz . Londrina: IAPAR, 2008

Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

1 Comentário

  1. […] gengibre também pode ser uma boa solução para aliviar as dores causas pela dismenorreia. O chá de gengibre possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor. Além disso suas […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Sintomas de gripe? Conheça alguns chás que aumentam a imunidade e ajudam a combater gripes e resfriados!

Foto por: Rebecca SiegelCom o início do outono, é muito comum o surgimento de doenças resp…