O gengibre e o guaco são algumas da plantas mais conhecidas que possuem um  grande potencial terapêutico, ainda mais se tratando de doenças respiratórias, infecções e inflamações. Quando preparada uma decocçao com as plantas, o resultado é um chá com inúmeras propriedades medicinais.

ANÚNCIOS
Produção de Derivados Lácteos

Benefícios do chá de gengibre com guaco

Ele possui propriedade descongestionante, tônica, expectorante, eupéptica, afrodisíaca, digestiva, carminativa, sudorífera, antibiótica, broncodilatadora, fungicida, anticoagulante,vasodilatadora, espasmolítica e antitrombótica. Os principais ativos presentes no chá são os flavonoides, as cumarinas, os terpenos, a guacina, os glicosídios, as resinas e os tanino, além do óleo essencial do gengibre composto por canfeno, gingerolfelandreno, zingiberenozingerona. O gingerol possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico.

Preparo do chá

Para preparar o chá, é recomendado que se prepare uma decocção das plantas, ou seja, o cozimento delas.  Em uma panela com água, deve ser colocado o gengibre ralado e as folhas do guaco. A panela deve ficar ao fogo até que a água comece a fazer bolinhas, sendo necessário desligar antes de levantar fervura. Após desligar, deixar a decocção descansando e coar antes de beber.O consumo do chá de gengibre com guaco deve ser evitado por gestantes, indivíduos com cálculos biliares, mulheres com menstruação abundante, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alérgicas. É importante salientar que o guaco pode interferir na coagulação sanguínea. Portanto, deve ser evitado por quem que utiliza anticoagulantes. O consumo excessivo de ambas as plantas pode resultar no aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo , taquicardia, vômitos e diarreia.

Referências

– BALBACH, A. As plantas Curam – Gengibre; Guaco.
– FRUTUOSO, V. Plantas e Ervas Medicinais – Guaco.
– Plantas aromáticas e medicinais – cultivo e utilização – Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro e Rui Cépil Diniz . Londrina: IAPAR, 2008

Carregar Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …