O chá de eucalipto possui excelentes propriedades que atuam contra doenças respiratórias, incluindo gripes, resfriados, asmas e bronquites. O óleo essencial do eucalipto também é usado no tratamento da dor ciática, devendo apenas ser massageado com o óleo as partes afetadas.

PUBLICIDADE

Substâncias e benefícios presentes no eucalipto

O eucalipto possui substâncias voláteis, sendo possível extrair seus benefícios através da sua evaporação por decocção ou tomando a infusão de suas folhas. Podem ser encontradas em sua infuesão, substâncias como terpenos, canfenos, pinenos, fenchenos, limonenos, mirtenols, borneolenos, pinocarveolenos e flavonoides. Assim, ele pode ser empregado no auxilio ao tratamento de gripes, resfriados, tosses, bronquites, asmas, sinusites, rinites, febres, catarros, entre outros problemas que podem comprometer as vias respiratórias. Para preparar o chá de eucalipto, deve ser misturada em uma xícara de água fervente, uma colher das folhas de eucalipto. Em seguida a infusão deve ser abafada e deixada em descanso até amornar. Antes de ser ingerida, a infusão deve ser coada e, se for preciso, adoçar ou adicionar gotas de limão ou mel.

cha eucalipto

Óleo essencial do eucalipto

O eucalipto ainda possui um óleo essencial, composto por eucaliptol e eudesmol – substâncias que atuam diretamente nos pulmões, na faringe e nas amígdalas. Se preparado cataplasmas com o óleo, podem ser tratados problemas de dores ciática, gota, reumatismo, nevralgias, além de limpeza de feridas, por ser um ótimo anti-séptico.  Porém, seu óleo essencial só é liberado através de decocção, fervendo suas folhas por algum tempo. Por ser volátil, a recomendação é de apenas fazer inalação do vapor da decocção, não sendo recomendável sua ingestão. Já na infusão, por fatores como temperatura e tempo, o óleo essencial não volatiliza, sendo possível sua ingestão.

Contraindicações

O chá de eucalipto e seu óleo essencial, é contraindicado para crianças, podendo causar reações de envenenamento, para lactantes e gestantes. Se usado em excesso, o eucalipto pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, queda da pressão, distúrbios circulatórios, colapso, queimação epigástrica e diarreia. Quem faz uso de remédios contra diabetes, o eucalipto pode potencializar seus efeitos.

Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Águas aromatizadas: são funcionais, repletas de benefícios e muito mais!

Foto por: Marco Verch As águas aromatizadas são ótimas opções para quem deseja hidratar o …