O chá de eucalipto possui excelentes propriedades que atuam contra doenças respiratórias, incluindo gripes, resfriados, asmas e bronquites. O óleo essencial do eucalipto também é usado no tratamento da dor ciática, devendo apenas ser massageado com o óleo as partes afetadas.

O eucalipto possui substâncias voláteis, sendo possível extrair seus benefícios através da sua evaporação por decocção ou tomando a infusão de suas folhas. Podem ser encontradas no chá de eucalipto substâncias como terpenos, canfenos, pinenos, fenchenos, limonenos, mirtenols, borneolenos, pinocarveolenos e flavonoides. Assim, o chá de eucalipto pode ser empregado no auxilio ao tratamento de gripes, resfriados, tosses, bronquites, asmas, sinusites, rinites, febres, catarros, entre outros problemas que podem comprometer as vias respiratórias. Para preparar o chá de eucalipto, deve ser misturada em uma xícara de água fervente, uma colher das folhas de eucalipto. Em seguida a infusão deve ser abafada e deixada em descanso até amornar. Antes de ser ingerida, a infusão deve ser coada e, se for preciso, adoçar ou adicionar gotas de limão ou mel.

cha eucalipto

O eucalipto ainda possui um óleo essencial, composto por eucaliptol e eudesmol – substâncias que atuam diretamente nos pulmões, na faringe e nas amígdalas. Se preparado cataplasmas com o óleo, podem ser tratados problemas de dores ciática, gota, reumatismo, nevralgias, além de limpeza de feridas, por ser um ótimo anti-séptico.  Porém, o óleo essencial do eucalipto só é liberado através de decocção, fervendo suas folhas por algum tempo. Por ser volátil, a recomendação é de apenas fazer inalação do vapor da decocção, não sendo recomendável ingerir o óleo essencial do eucalipto. Já na infusão, por fatores como temperatura e tempo, o óleo essencial não volatiliza, sendo possível sua ingestão. O óleo essencial de eucalipto pode ser comprado pela internet através do link: http://www.quimicalimentar.com.br/RvACtoJ

O chá de eucalipto e seu óleo essencial, é contraindicado para crianças, podendo causar reações de envenenamento, para lactantes e gestantes. Se usado em excesso, o eucalipto pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, queda da pressão, distúrbios circulatórios, colapso, queimação epigástrica e diarreia. Quem faz uso de remédios contra diabetes, o eucalipto pode potencializar seus efeitos.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam – Eucalipto. São Paulo.
– GRANDI, Telma Sueli Mesquita. Tratado das Plantas Medicinais – Eucalipto. AD/Estudio.
– http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/eucalipto-comum.html

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

1 Comentário

  1. […] Os principais ativos presentes no eucalipto são o terpeno, canfeno, pineno, fencheno, limoneno, mirtenol, borneol, pinocarveol, flavonoides, além de cetonas, aldeídos, taninos e seu óleo essencial composto, principalmente, por eucaliptol e eudesmol. Pelo fato de seus compostos serem voláteis, quando o óleo essencial é liberado através de decocções, o eucalipto pode ser empregado no auxilio ao tratamento de gripes, resfriados, tosses, bronquites, asmas, sinusites, rinites, febres, catarros, entre outros problemas que podem comprometer as vias respiratórias. Essas substâncias podem ser absorvidas pelo organismo através de inalações do vapor formado ao preparar as folhas do eucalipto em forma de decocção, ou seja, quando se cozinham as folhas do eucalipto. Desta forma, as substâncias atuam diretamente nos pulmões, na faringe e nas amígdalas. Como preparar chá de eucalipto? […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Mitos e verdades por trás das propriedades e benefícios do matcha, que promete prevenir pedras nos rins e possuir ação termogênica.

O matcha é preparado através do trituramento das folhas da Camellia sinensis, uma erva de …