Primo da salsinha, o coentro possui um cheiro bastante forte. No Nordeste, a planta é muito utilizada como tempero. Quando preparado em infusão, o chá de coentro proporciona diversos benefícios ao organismo.

Se utilizada como tempero, pode ser usada a raiz e as folhas do coentro. Se utilizada como chá, o chá de coentro pode ser preparado  com suas sementes e suas folhas secas. Apesar do chá de coentro não ser muito valorizado no Brasil, a bebida é muito apreciada no Japão e Egito, graças a seus vários benefícios nutricionais. O coentro é composto, principalmente, por seu óleo essencial, que contem linalol, coriandrol, pineno, borneol, geraniol, limoneno e terpinol, além dos ácidos acético e oxálico. Possui também quantidades significativas de vitaminas, minerais, flavonoides e de quercetina. O chá de coentro possui propriedades antiespasmódicas, que auxiliam no alívio de cólicas menstruais e cólicas causadas por problemas de má digestão. Se preparado a partir de suas folhas secas, proporciona benefícios no tratamento da enxaqueca e de fadigas. Quando preparado a partir de suas sementes e/ou folhas, age contra problemas estomacais, a má digestão, gases, flatulências e contra a anorexia nervosa, graças a sua propriedade carminativa. Para mulheres com irregularidade no ciclo menstrual, o chá de coentro ajuda a regular o ciclo, além de amenizar sintomas da TPM com sua propriedade ansiolítica, diminuindo a irritabilidade, nervosismo, estresse e ansiedade. O chá das sementes de coentro ainda ajudam na redução do colesterol ruim, no controle do diabetes e de inchaços. A principal ação benéfica do coentro (consumido como chá ou in natura) é  o auxilio na eliminação de substancias toxicas, principalmente metais pesados, presentes no organismo, além de ter efeito antibiótico e antibacteriano, podendo ser empregado no tratamento de feridas e atuando como um agente anti-séptico e anti-fúngico.

folha coentro

Para o preparo do chá de coentro, pode ser usada a proporção de duas colheres das sementes de coentro para um litro de água. Em seguida ferver a água e, após a fervura, adicionar as sementes. Deixar ferver por aproximadamente dois minutos, tampar o recipiente e deixar em repouso por dez minutos. Após, coar e beber o chá ao longo do dia. Ou então, trocar as duas colheres das sementes de coentro por duas colheres das folhas de coentro secas.

Na literatura, não foram encontradas contraindicações quanto ao uso do coentro, porém o consumo excessivo do chá de coentro pode causar lesões renais, embriaguez e loucura, devendo ser consumido com cautela!

Referências

– FRUTUOSO, V. Plantas e Ervas que Curam. São Paulo
– http://chabeneficios.com.br/cha-de-coentro-beneficios-e-propriedades/

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

1 Comentário

  1. […] benefícios nutricionais. O coentro é composto, principalmente, por seu óleo essencial, que contem linalol, coriandrol, pineno, borneol, geraniol, limoneno e terpinol, além dos ácidos acético e […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Desprezado em algumas regiões, o Caruru possui alto valor nutricional e pode ser utilizado em casos de deficiência de cálcio e vitaminas, e contra infecções.

Da família das Amarantáceas, o caruru ou bredo é uma planta silvestre comestível. É um veg…