Provavelmente você já ouviu falar do Capim-limão. O Capim-limão é uma planta muito utilizada na medicina popular, desde muitos anos atrás. Dependendo da região ele pode ser conhecido por capim-santo ou capim-cidreira, erva-de-estrada, erva-príncipecapim-cidrãocapim-de-cheirocapim-cheiroso ou patchuli. 

O chá de capim-limão  possui propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas, expectorantes e é um ótimo bactericida. Sua ação pode ser hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação, estimulante estomacal e da lactação. O chá de capim-limão possui um sabor bastante agradável e um cheiro bem característico do limão, ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diversas enfermidades, melhorando sintomas da má digestão, em problemas estomacais, ajuda a melhorar inchaços (o capim-limão é diurético), a depressão, insônias, infecções da pele, dor muscular, tosses, asma, catarro, dor de cabeça, febre, convulsões, diarreia, doenças do fígado, reumatismo, rins, stress e a tensão muscular.

cha capim limao

Os princípios ativos presentes no capim-limão ajudam a acelerar o metabolismo, eliminando as reservas de gordura. Seus principais ativos são  o citral, o geraniol, o metileugenol, o mirceno, a citronelal, o ácido acético e o ácido capróico. Porém, o consumo excessivo do chá de capim-limão pode baixar a pressão arterial e causar desmaios. Além de  ser contraindicado em casos de dor abdominal ou gastrite e durante a gravidez, podendo causar abortos.

Para preparar o chá de capim-limão, a recomendação é preparar uma infusão da planta. Em 1 litro de água (fervida) deve ser colocado aproximadamente uma colher (sopa) de capim-limão. Após, abafar a infusão entre 10 – 15 minutos, coar e beber. É recomendado não congelar o chá de capim-limão depois de pronto, isso provoca a perda dos princípios ativos presentes no chá.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam
– FRUTUOSO, Valber. Ervas e Plantas que Curam

Cláudio P. Filla | Laboratory Technician UTP-PR | Químico, escreve sobre o efeito positivo dos alimentos naturais através de suas propriedades e os perigos por trás dos alimentos industrializados. Mas gosta mesmo é de compartilhar alternativas para uma vida mais saudável. Curitibano, ama um pé na terra e outro no mar, mas também a rotina cultural da cidade grande.
Carregar Mais
Carregar Mais Chás & Sucos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Veja Também

Mitos e verdades por trás das propriedades e benefícios do matcha, que promete prevenir pedras nos rins e possuir ação termogênica.

O matcha é preparado através do trituramento das folhas da Camellia sinensis, uma erva de …